A Educação Precisa de Respostas | 04/01/2013 18h09min
Conforme dados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa, na sigla em inglês), a participação dos pais é fundamental na aprendizagem dos alunos. Uma ação simples, como ter livros em casa, ou ler na frente dos filhos é um incentivo que pode fazer a diferença na hora das crianças ou jovens optarem por um exemplar de O Pequeno Príncipe nas horas de lazer.
Assim a leitura, que nasce como hábito, se torna um prazer, repercutindo no desempenho escolar. Uma prática simples e trivial como perguntar ao filho como foi o dia de aula pode contribuir para a performance escolar de maneira geral, além de benefícios diretos em língua portuguesa, literatura ou redação.
O estudo apontou que ler para o filho na infância tem como consequência um melhor desempenho em leitura na escola. Em 12 dos 13 países pesquisados, a performance de adolescentes de 15 anos foi mais alta entre os que tinham pais que leram para eles nos primeiros anos de escola. A única exceção foi a Lituânia. Ainda conforme a pesquisa, a presença da família pode fazer a diferença mesmo que o grau de instrução do pai e da mãe não seja alto.
— A educação das crianças é compartilhada entre a família e a escola ou instituição de educação infantil, portanto é necessário que haja uma boa relação entre a família e a escola no sentido de poderem trabalhar juntas pelo bom desenvolvimento das crianças e também dos adolescentes. É importante que os pais estejam inteirados do trabalho desenvolvido na escola e que sejam convidados a participar — avalia a psicóloga e professora da Universidade Católica de Salvador, Lúcia Vaz Moreira.
Filhos que contam com a participação dos pais e incentivo à leitura normalmente apresentam melhor desempenho em sala de aula
Foto:
Fernando Gomes
/
Agencia RBS
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.