Vestibular | 04/01/2013 09h57min
As lágrimas foram de alegria para os aprovados no vestibular 2012 da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A lista foi divulgada pela Comissão Permanente do Vestibular (Coperves) na tarde de ontem, na tradicional cerimônia na Câmara de Vereadores.
>> Confira a listagem dos aprovados na UFSM
Centenas de vestibulandos, pais e amigos lotaram o plenário, torcendo para encontrar nomes conhecidos no listão. Foram distribuídas 50 listas para que os presentes pudessem conferir quem são os aprovados (confira nas próximas páginas).
A relação foi dividida por curso, cota social e por ordem decrescente de classificação. A cada nome encontrado, seguiam-se gritos de felicidades, abraços e emoção.
– Depois de tanto estudar, agora eu só quero festejar – disse Maira Trindade, 18 anos, que logo teve o rosto pintado de batom após ver a sua classificação no curso de Jornalismo.
Letícia Machado, 18 anos, tinha tanta certeza da aprovação do namorado, Hyagor Pedroso, 17, que o presenteou com uma faixa de bixo e levou o mimo para a Câmara.
– Valeu muito a pena ter ficado longe para estudar – comentou Hyagor, aprovado em Desenho Industrial.
Cerca de 10% das vagas ofertadas não foram preenchidas
Foram 3,8 mil aprovados divididos em 97 cursos em Santa Maria, Palmeira das Missões e Frederico Westphalen. São cerca de 500 a menos que o total de vagas disponibilizadas pela UFSM. No curso de Física Licenciatura, por exemplo, houve apenas três classificados, sendo que havia 25 vagas disponíveis. O presidente da Coperves, Celso Arami Marques da Silva, não considera o fato negativo, mas um reflexo da variedade de oportunidades oferecidas pela instituição.
– Isso é explicado pela grande oferta de cursos da UFSM – afirma.
Este ano, a UFSM não usou a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para compor a nota dos classificados. A decisão, que foi divulgada na última quarta-feira, já estava prevista no edital do vestibular. Caso a instituição não tivesse acesso às notas do Enem até o dia 31 de dezembro, o exame nacional não seria usado para compor a nota final dos vestibulandos. Conforme o presidente da Coperves, as notas foram liberadas somente para os alunos e não para as instituições de Ensino Superior. Para o vestibular 2013, que ocorrerá de 6 a 8 de dezembro, a Coperves deve analisar que data pode facilitar a adoção da nota do Enem.
Centenas de candidatos, amigos e familiares se reuniram na Câmara para conferir a lista de calouros em primeira mão
Foto:
Germano Rorato
/
Especial
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.