A Educação Precisa de Respostas | 01/01/2013 19h49min
Liderança ascendente do PT, o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, assumiu no início da noite desta terça-feira o seu segundo mandato à frente da "locomotiva do Estado", como classifica o município. Sustentado por uma votação esmagadora em outubro do ano passado (71,2% dos votos válidos), o nome do jornalista de 49 anos ganha forças para concorrer ao governo do Estado em 2018 — em 2014, Tarso Genro deve tentar a reeleição.
— Em 2018, na minha opinião, haverá uma troca de geração. Será uma eleição de uma nova geração e todos os partidos farão essa discussão no momento adequado. Ainda temos muito pela frente — pondera o petista.
A posse de Jairo Jorge foi prestigiada por petistas ilustres, como a ministra Maria do Rosário e o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia.
Para pavimentar o caminho ao Piratini, Jairo Jorge terá de fazer uma administração ainda melhor à frente da cidade, além de superar resistências internas na sigla. Integrante da corrente Socialismo 21, a mais liberal do partido, é defensor das parcerias público-privadas, as PPPs, — para a construção do complexo prisional de Canoas e da ERS-010, por exemplo —, posição que desagrada os setores mais à esquerda da legenda. Jairo Jorge também defende uma renovação no discurso do partido para a próxima década.
— O PT precisa se oxigenar, se renovar, mantendo as raízes, mas buscando novas respostas para os novos problemas que surgiram. Precisamos de um modelo político calcado na educação, que trabalhe o conhecimento, a ciência e tecnologia, e que olhe para o futuro. Nosso partido tem de compreender o que está mudando no país e nas pessoas — explica.
Com um orçamento de mais de R$ 1 bilhão para este ano, Jairo Jorge pretende priorizar o aperfeiçoamento do programa de teleagendamento de consultas na rede pública de saúde em Canoas, a extensão do turno integral a 100% da educação municipal e a pavimentação de vias urbanas em mais de 60 quilômetros.
A exemplo do que ocorreu no primeiro mandato, o petista — amparado em 2012 por uma coligação de 17 partidos — terá pouca resistência da oposição nos próximos quatro anos. O único rival com mandato será o ex-prefeito do município, e agora vereador, Marcos Ronchetti (PSDB).
Por iniciativa do partido, a cerimônia de posse foi transformada em festa. Após a solenidade está programado um show em frente à prefeitura, com o grupo Tchê Barbaridade, o funkeiro MC Jean Paul e a dupla Fat Duo.
ZERO HORA
Presidente da Câmara, Marco Maia, e ministra Maria do Rosário participaram da posse
Foto:
Andréa Graiz
/
Agencia RBS
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.