clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Educação Básica  | 20/12/2012 11h11min

Dois cursos da UFSM com notas baixas

Os cursos que obtiveram conceitos insuficientes são de licenciaturas em Música e Educação Física

Ananda Delevatti, especial

Dois cursos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) estão em uma lista nada positiva, publicada na quarta-feira pelo Ministério da Educação (MEC). A lista é de cursos superiores que não tiveram resultados satisfatórios no Conceito Preliminar de Curso (CPC). Os cursos considerados insuficientes são de licenciaturas em Música e Educação Física.

A avaliação compreende uma escala que vai de 1 a 5, sendo considerados insatisfatórios os conceitos 1 e 2. Música obteve 1,48, e Educação Física, 1,65. A nota do CPC é formada por desempenho dos estudantes, com peso de 55%, infraestrutura, com valor de 15%, e corpo docente, com 30%.

O resultado serve como alerta, pois os cursos que tiverem notas insuficientes em duas avaliações consecutivas terão a suspensão do ingresso de novos alunos, ou seja, não terão vestibular. Já os que não foram bem na primeira avaliação, como Música e Educação Física, ficam sujeitos a medidas de regulação e supervisão. Uma delas é não ter mais autonomia para decidir sobre a ampliação ou diminuição de vagas, expansões, modificações ou a própria extinção do curso.

Os cursos com notas baixas, além de terem de traçar um plano de melhorias, também deixam de participar do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Programa de Financiamento Estudantil (Fies).

Para o reitor da UFSM, Felipe Müller, a avaliação negativa se deve ao boicote dos alunos à prova do Enade. Os alunos também respondem na prova um questionário sobre a infraestrutura do curso.

Müller diz que a universidade irá tomar medidas para conscientizar os alunos para as próximas provas, para que não haja prejuízo para a instituição. Segundo o reitor, o boicote dos alunos de Educação Física ocorreu em outras universidades, por conta das discussões a respeito das atribuições do bacharelado e da licenciatura. Já o curso de Música, segundo o reitor, não teria um motivo aparente para o boicote.

 

DIÁRIO DE SANTA MARIA

Comente esta matéria

Mais Notícias

A Educação Precisa de Respostas  30/01/2016 16h58min
'Projeto Resgate' entrega apostilas e materiais para alunos de Joinville

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.