clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Educação Básica  | 14/12/2012 08h03min

Professor da Escola Municipal Catulo da Paixão Cearense, de Caxias, apresenta em Brasília projeto premiado pelo MEC

Willian Daniel Hahn Schneider coordenou pesquisa com alunos do 5º ano

Entre quinta e esta sexta-feira, um professor da Escola Municipal Catulo da Paixão Cearense, de Caxias do Sul, apresenta em Brasília projeto premiado pelo Ministério da Educação (MEC).

Willian Daniel Hahn Schneider, 23 anos, é um dos 40 vencedores do 6º Prêmio Professores do Brasil. Ele venceu com trabalho que incentivou alunos do 5º ano a elaborar perguntas e buscar respostas. A ação foi batizada de Pesquisadores Malucos: Trabalhando com o Método Científico.

Graduado em Biologia no ano passado, Schneider leciona para os 24 alunos da turma 53. O trabalho exigiu duas horas semanais, entre abril e junho. Cada um dos seis grupos de alunos elaborou uma pergunta e buscou explicações.

Foi a partir da curiosidade dos estudantes, com auxílio do professor, que questionaram: como os vulcões entram em erupção, como surgem as estrelas, o que é aquecimento global, o que é aurora boreal e austral, como os dinossauros foram extintos e por que os felinos roncam.

Engana-se quem pensa que os alunos foram direto ao Google em busca de respostas fáceis. A pesquisa iniciou em livros, jornais e revistas. Só depois o professor liberou a consulta à internet. Mas sem copia e cola: os estudantes documentaram informações em um software, posteriormente compartilhadas entre os grupos. Eles ainda produziram maquetes, experimentos químicos e cartazes para sustentar a apresentação à turma.

— O melhor foi a satisfação deles em produzir o trabalho. Alguns, durante o processo, encontraram outras perguntas, e assim foi indo. E se tornaram mais independentes no processo de aprendizagem — avalia.

Roni Rigon  / 

Auxiliados pelo docente, os 24 estudantes buscaram respostas para seis perguntas
Foto:  Roni Rigon


Comente esta matéria

Mais Notícias

A Educação Precisa de Respostas  30/01/2016 16h58min
'Projeto Resgate' entrega apostilas e materiais para alunos de Joinville

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.