Educação Básica | 14/12/2012 08h03min
Entre quinta e esta sexta-feira, um professor da Escola Municipal Catulo da Paixão Cearense, de Caxias do Sul, apresenta em Brasília projeto premiado pelo Ministério da Educação (MEC).
Willian Daniel Hahn Schneider, 23 anos, é um dos 40 vencedores do 6º Prêmio Professores do Brasil. Ele venceu com trabalho que incentivou alunos do 5º ano a elaborar perguntas e buscar respostas. A ação foi batizada de Pesquisadores Malucos: Trabalhando com o Método Científico.
Graduado em Biologia no ano passado, Schneider leciona para os 24 alunos da turma 53. O trabalho exigiu duas horas semanais, entre abril e junho. Cada um dos seis grupos de alunos elaborou uma pergunta e buscou explicações.
Foi a partir da curiosidade dos estudantes, com auxílio do professor, que questionaram: como os vulcões entram em erupção, como surgem as estrelas, o que é aquecimento global, o que é aurora boreal e austral, como os dinossauros foram extintos e por que os felinos roncam.
Engana-se quem pensa que os alunos foram direto ao Google em busca de respostas fáceis. A pesquisa iniciou em livros, jornais e revistas. Só depois o professor liberou a consulta à internet. Mas sem copia e cola: os estudantes documentaram informações em um software, posteriormente compartilhadas entre os grupos. Eles ainda produziram maquetes, experimentos químicos e cartazes para sustentar a apresentação à turma.
— O melhor foi a satisfação deles em produzir o trabalho. Alguns, durante o processo, encontraram outras perguntas, e assim foi indo. E se tornaram mais independentes no processo de aprendizagem — avalia.
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