Educação Básica | 11/12/2012 21h35min
Se é precioso para o aluno ver e tocar para conseguir aprender, imagine para o professor. Durante os últimos três anos, professores de Geografia e História das Séries Iniciais do Ensino Fundamental foram levados a 40 municípios do Vale do Itajaí e outras regiões de Santa Catarina para conhecer pessoalmente os monumentos e os cenários que vão compor as páginas dos novos livros didáticos.
Três cadernos temáticos terminaram de ser elaborados neste ano pela Secretaria Municipal da Educação e serão usados a partir de 2013, nas Séries Iniciais da rede municipal. O lançamento dos cadernos temáticos será nesta quarta-feira, às 18h, no Bloco J da Furb.
Cerca de 400 professores participaram da formação específica, que constituía a partir da visita aos locais abordados nos livros. Museus, barragens e áreas agrícolas do Vale do Itajaí, a marcha em busca dos reis e rainhas dos Clubes de Caça e Tiro de Blumenau, antigos fortes, igrejas centenárias e ilhas da Grande Florianópolis, as praias do Litoral Centro-Norte - onde a maioria dos alunos passam as férias -, além de campos de batalha da Guerra do Contestado, no Meio-Oeste, foram alguns dos cenários percorridos pelos professores.
O projeto está sendo elaborado desde 2007. A Secretaria Municipal da Educação abriu anualmente editais para inscrição de professores que pudessem dedicar 20 horas para o trabalho de campo, com a entrega de um artigo sobre os lugares visitados.
Coordenadora da Geografia da secretaria, Miriam Splitter Hackbarth, uma das idealizadoras do projeto, explica que a intenção foi levar os professores a reviver os espaços para conseguir transmiti-los aos alunos, despertando neles mais proximidade com os assuntos.
_ Tudo que a gente conhece, começa a amar. E o aluno tem que conhecer as coisas para sentir que faz parte daquele espaço e respeitá-lo _ acredita.
Quando começou a dar aulas de Geografia em 1990, Miriam sentiu dificuldades com os alunos que rejeitavam a disciplina sendo aplicada nos métodos tradicionais. Ela espera que a nova metodologia desperte ainda mais o interesse das crianças. A ideia agora é elaborar o próximo livro com o auxílio do Estado.
O grupo escreveu a história e os aspectos geográficos do Vale do Itajaí, conforme o alcance da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí-Açu e aguarda apoio para que os conceitos de outras regiões de Santa Catarina sejam complementadas.
>>> Leia a reportagem completa no Santa desta quarta-feira <<<
Durante os últimos três anos, professores de Geografia e História das Séries Iniciais do Ensino Fundamental foram levados a 40 municípios do Vale do Itajaí
Foto:
Divulgação
/
Divulgação
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.