clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Ensino Superior  | 03/12/2012 15h56min

Estudantes de Medicina protestam contra aumento de vagas no curso em Caxias do Sul

Alunos alegam que universidade não tem estrutura suficiente

Alunos de Medicina da Universidade de Caxias do Sul (UCS) protestaram na manhã desta segunda-feira sobre o aumento no número de vagas do curso. Com cartazes nas mãos e nariz de palhaço eles alegavam falta de estrutura para receber todos os estudantes.

Segundo o membro do diretório acadêmico, Gregory Medeiros, embora tenham um excelente curso de medicina, com professores qualificados, coordenação do curso e direção do Centro de Ciências responsáveis, a UCS teria suas limitações.

— O que nos causou estranheza é que recentemente, em assembleia do curso, o Reitor perguntou em caráter consultivo para professores e alunos qual seria a opinião em relação ao aumento de vagas. Os alunos e professores se mostraram contrários. Nós sabemos que essa decisão não foi exclusiva da Reitoria, foi também do Conselho Universitário, que decidiu pela ampliação de vários cursos. Nesse sentido é que a gente percebe que foi uma medida para o aumento de receita — disse.

Confira o que reivindicam os estudantes:
— O Hospital Geral receberia alunos de todos os cursos da área da saúde, médicos residentes e estagiários em número superior ao máximo preconizado pelo Ministério da Educação.
— Recente visita de uma Comitiva Interministerial (Educação e Saúde) teria apontado falhas do Hospital Geral, como Hospital Escola.
— As salas de aula do Hospital Geral e Ambulatório Central não comportariam mais do que 40 alunos.
— Os consultórios médicos da rede básica de saúde, em sua maioria, não comportam mais do que oito alunos (grupos de prática na estrutura atual). A nova proposta prevê 12 alunos por grupo.
— Consultórios abarrotados de alunos não seriam adequados para o processo ensino-aprendizagem, nem para a assistência médica.
— Inúmeros editais para a contratação de professores, teriam sido publicados sem que houvesse candidatos inscritos.
 
A UCS ainda não se manifestou sobre o assunto.

Roni Rigon, Agência RBS / 


Foto:  Roni Rigon, Agência RBS


Comente esta matéria

Mais Notícias

A Educação Precisa de Respostas  30/01/2016 16h58min
'Projeto Resgate' entrega apostilas e materiais para alunos de Joinville

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.