Educação Básica | 30/11/2012 17h25min
O Parque Marinha do Brasil, em Porto Alegre, recebe, na manhã deste sábado, o 3º Desafio de Energia Solar — Robô de Sucata Eletrônica. O evento reunirá, às 9h, ao lado da praça dos canhões estudantes de nove escolas porto-alegrenses, dos níveis Fundamental, Médio e Técnico que criaram robôs com sucatas eletrônicas, movidos por energia elétrica gerada a partir de uma placa de energia solar fotovoltaica.
Nesta 3ª edição, participam 20 equipes, envolvendo mais de 100 estudantes da Capital, em duas categorias: Descarte Correto e Inova-Ação. A primeira é de caráter competitivo, na qual cada equipe, manuseando os seus respectivos robôs, tem até três minutos para executar a tarefa de deslocar, em cima do tablado, três objetivos tridimensionais de diferentes tamanhos, transportando-os até a área de descarte. A segunda categoria é de caráter demonstrativa e de apresentação livre, em que as equipes demonstram um robô funcional.
Todas os times receberão medalhas de participação. As três primeiras colocadas na categoria Descarte Correto receberão, ao final da prova, um troféu. A vencedora geral ganha cinco tablets para os integrantes.
Escolas participantes
Escola Municipal de Ensino Fundamental Afonso Guerreiro Lima, Colégio Província de São Pedro, Escola Municipal de Ensino Fundamental Leocádia Felizardo Prestes, Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Judith Macedo de Araújo, Colégio Sinodal do Salvador, Colégio Marista Rosário, Escola Municipal de Ensino Fundamental Saint Hilaire, Colégio Militar de Porto Alegre e Escola Técnica Santo Inácio.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa Lobos não disputará o 3º Desafio, mas fará uma participação especial apresentando pela primeira vez no Estado o Robô Dançarino, vencedor da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), realizada em outubro, em Fortaleza, no Ceará.
ZERO HORAGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.