Educação Básica | 30/11/2012 06h32min
As professoras de cinco disciplinas dos sétimos anos da escola Loteamento Amizade, no bairro Amizade, em Jaraguá do Sul encontraram uma alternativa para trazer mais seriedade a um dos assuntos trabalhados dentro da sala de aula.
Para atrair o interesse dos alunos agitados, as professoras de geografia, língua portuguesa, história, artes e educação física separaram as turmas em cinco equipes para trabalhar as regiões brasileiras: Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-oeste.
As apresentações ocorreram nesta quinta-feira, com direito a pratos típicos de cada região, experimentados e conhecidos por todos os alunos do período matutino. Batizado de Nas Estradas do Brasil, o projeto permite que cada equipe fizesse o trabalho da maneira que achou mais interessante, com a ajuda de um professor.
Em cada matéria, foi abordado algo específico: educação física, por exemplo, viram sobre as músicas, danças e o folclore. Segundo uma das professoras responsáveis pelo projeto, de geografia, Maristela Petry, a intenção foi também aproveitar os netbooks, que os alunos ganharam da Prefeitura em setembro.
— Eles ficaram afoitos com essa capacidade tecnológica e pensamos em usar de maneira educacional, em uma pesquisa abrangente e avançada. Se não, acabariam usando para jogos e outros fins. Com o trabalho editaram textos, imagens. Fizeram pesquisas — comenta.
— O projeto fez interagir funcionários, alunos e pais, que participaram da confecção dos alimentos. Todos os alunos vieram assistir e foi uma oportunidade de eles trabalharem a oralidade — comenta a professora educação física Aninha Lima.
Juntamente com os alunos dos 7os anos, os estudantes dos 8os anos apresentaram trabalhos sobre o pensador Mahatma Gandhi, da Índia, pela matéria de língua portuguesa; e sobre a cultura africana, pela disciplina de geografia.
Iniciativa envolve a família toda
Na manhã desta quinta, sentadinhos em um canto, Erna Lúcia Silveira Pedroso, 46 anos e Eronilson Pedroso, 43, assistiram às apresentações orgulhosos. Eles são os pais do casal de gêmeos Ana Caroline e Luiz Henrique Pedroso, ambos com 13 anos.
Ana ofereceu à turma um carreteiro para representar a região Sul; e o sorvete de açaí representando o Norte foi a parte de Luiz. Os dois pratos tiveram as mãos dos pais dos gêmeos.
— Foi bom para eles saírem desse mundinho que temos aqui e saberem sobre outros lugares. Teve detalhes que foram difíceis de pegar a essência cultural das regiões. E pra conseguir o sorvete de açaí foi difícil, no fim até nós aprendemos — lembra a mãe.
Para o filho, o trabalho ajudou a aprender a descontrair um pouco mais nas apresentações. Muito tímido, Luiz teve que ensaiar muitas vezes antes de falar sobre o assunto estudado na frente de 110 alunos da escola.
— Gostei muito do projeto. Eu não conhecia nada do Norte e gostei muito de saber mais das tradições e culinária deles. Principalmente das danças — explica.
Mesmo a Ana, que apesar de fazer o trabalho sobre a região que mora, muita coisa foi novidade.
— Eu não sabia que em quase todos os bailes do Sul do país sempre se utilizou a sanfona — finaliza.
As apresentações ocorreram nesta quinta-feira, com direito a pratos típicos de cada região
Foto:
Piero Ragazzi
/
Agencia RBS
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.