Ensino Fundamental | 29/11/2012 06h32min
Um projeto aplicado em 72 escolas da rede estadual de ensino de Santa Catarina está mexendo com alunos e professores e transformando as formas de ensinar e de aprender, deixando-as mais fáceis e divertidas. É o Projeto MenteInovadora, cuja metodologia fundamenta-se na utilização de jogos de raciocínio.
O objetivo é organizar experiências concretas e intensas, que servem de base para a construção de recursos internos — estratégias e métodos metacognitivos. São utilizados em várias disciplinas, outros contextos e outras esferas da experiência humana.
A ideia é desenvolver habilidades que transcendam da sala de aula para a vida cotidiana, como resolver problemas, tomar decisões, usar a criatividade, cooperar, colaborar, gerenciar recursos e enfrentar o novo.
As aulas são ministradas pelos próprios professores das escolas, que participam de uma capacitação. Segundo Emilio Munaro, diretor-executivo da Mind Lab, responsável pelo projeto, os professores recebem o livro do professor, onde estão as orientações.
Nele estão expostos o assunto e a descrição das lições, os objetivos das aulas e as habilidades, os conceitos, as estratégias e os métodos para as aulas, os preparativos e acessórios necessários, o desenvolvimento passo a passo da aula, sugestões para a mediação nos momentos da contextualização, do jogar e do refletir sobre as experiências vividas; e orientações sobre a utilização do livro do aluno.
Já a unidade de ensino recebe o kit escola, contendo uma biblioteca de jogos, com todos os jogos utilizados. Acompanha ainda uma série de materiais desenhados para servir de apoio ao professor, como tapetes e peças gigantes de jogos, explica Munaro.
Um detalhe, importante é que os jogos não são de computadores, mas de tabuleiros. Ele diz, ainda, que o aluno também tem seu kit, composto pelos livros didáticos dos módulos do ano letivo e por um dos jogos da metodologia. Para cada série, segundo o diretor da Mind Lab, há um jogo específico, que tem como objetivo incentivar a prática de raciocínio nos ambientes extra-classe. O kit sluno tem, ainda, um encarte voltado para a inserção do aluno e de seus familiares na metodologia.
Foco é na disciplina de Matemática
O projeto abrange várias disciplinas, mas inicialmente o foco é na Matemática. Professores afirmam que há uma participação ativa de todos os alunos, que esperam ansiosos pelo dia da atividade. De acordo com o professor de Matemática da EEB Leopoldo Jascobsen, de Taió, Jarbas Martinelli, o MenteInovadora funciona até com turmas difíceis de trabalhar e com alunos que tem dificuldades para cálculos.
- Eles conseguem se concentrar e chegam a bons resultados — conta.
— O projeto funciona e muito bem — enfatiza a diretora da EEB Dr. Guilherme José Missen, de São Miguel d'Oeste, professora Marizete Botega, garantindo que a aceitação por alunos e professores é muito boa.
Ela destaca que até mesmo alunos que têm problema de concentração e disciplina participam ativamente.
A assessora de direção da EEB Jurema Savi Milanez, Leandra Barbieri Backes, conta que todos os alunos demonstram bastante interesse.
— Eles aprendem sobre valores, disciplina, limites e responsabilidades. Quando chegam em casa, dialogam com os pais e pedem suas opiniões — diz Leandra.
Segundo ela, o projeto está atingindo de forma positiva as disciplinas de um modo geral.
Vinte mil alunos beneficiados no Estado
O projeto MenteInovadora é aplicado há mais de sete anos no Brasil. Atualmente, participam cerca de 700 escolas públicas e privadas, em municípios da Bahia, São Paulo e Santa Catarina.
Aproximadamente 300 mil alunos são beneficiados no país, sendo cerca de 20 mil no Estado. Segundo a Secretaria da Educação, somente na rede estadual, participam cerca de 2 mil alunos, desde março deste ano.
Ainda de acordo com a secretaria, a seleção de escolas aconteceu no final de 2011 e, como seria um estudo piloto, procurou atender as escolas com baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Mas, a equipe da secretaria já está estudando a possibilidade de ampliar o programa.
Os professores são capacitados pela equipe pedagógica da Mind Lab em ações mensais de formação continuada. Em Santa Catarina, participam 225 profissionais da educação, entre professores de Matemática, coordenadores pedagógicos e integradores das 72 unidades que participam do programa.
Com a Nova metodologia, aprender ficou mais fácil e divertido em 72 escolas da rede estadual de ensino de SC
Foto:
Arquivo Pessoal
/
Divulgação
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.