clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Educação Infantil  | 29/11/2012 06h02min

Como os municípios da região pretendem se organizar para atender exigência mínima de vagas

Relatório do TCE divulga número de vagas que deverão ser criadas até 2016

Um levantamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE) divulgado na terça-feira especifica como deverá ser direcionado o trabalho dos prefeitos eleitos para a educação infantil nos próximos anos.

No Rio Grande do Sul, pelo menos 102.462 vagas nas pré-escolas deverão ser criadas até 2016. Isto porque, até este prazo, a educação básica será obrigatória dos quatro aos 17 anos em todo país.

Na região, conforme relatório divulgado esta semana, São Vendelino, com apenas 1.944 mil habitantes, teve o melhor desempenho. Até 2011, atingiu 68,25% do atendimento para creche, 94,23% na pré-escola.

Já nas cidades mais populosas da Serra, Caxias do Sul ainda figura com a pior cobertura. Até o ano passado, o município deveria ter criado 6.273 vagas para creche e 3.276 para pré-escola, mas não conseguiu.

O saldo para o prefeito eleito, Alceu Barbosa Velho, será de criar até 2016, fim de sua gestão, 5.537 vagas para pré-escola.

Samanta Pereira Ambrosio, 16 anos, sabe muito bem como é difícil conseguir vagas gratuitas em Caxias do Sul. Prestes a entrar no mercado de trabalho, a adolescente chegou a passar mal na quarta-feira de tão desesperada que estava. Ela não tem com que deixar o filho Endrick, de um ano e três meses. A partir da semana que vem, ela será empacotadora em um supermercado.

Samanta recebeu amparo do projeto Mão Amiga, que custeia metade da mensalidade e os pais, o restante. Atualmente, o projeto beneficia cerca de 1.110 crianças.

Trabalhar é uma necessidade para Samanta. O marido, autônomo, não tem renda fixa. E eles ainda pagam aluguel, mais as contas de água e luz.

— Eu preciso. Não tenho como ficar parada. Estava sem ter o que dar para o meu nenê comer, sem dinheiro para comprar fralda — conta a adolescente.

Confira o desempenho das principais cidades da região na edição impressa.

PIONEIRO.COM
Roni Rigon  / 

Samanta conseguirá colocar filho Endrick na creche graças ao projeto Mão Amiga.
Foto:  Roni Rigon


Comente esta matéria

Mais Notícias

A Educação Precisa de Respostas  30/01/2016 16h58min
'Projeto Resgate' entrega apostilas e materiais para alunos de Joinville

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.