clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Ensino Superior  | 28/11/2012 13h44min

"Este menino é um talento", diz professor sobre jovem da UFSC que venceu prêmio da CNN

Thales Trench de Camargo, 20 anos, foi vencedor do 8º Prêmio CNN de Jornalismo Universitário

Thales Trench de Camargo, 20 anos, estudante do terceiro semestre de jornalismo da UFSC, em Florianópolis, foi o vencedor do 8º Concurso CNN de Jornalismo Universitário com a reportagem A menina que faz a diferença, sobre as repercussões do caso de Isadora Faber, a aluna que criou a página Diário de Classe, no Facebook, para denunciar os problemas na sua escola. Thales concorria ao prêmio com um estudante da Universidade Cásper Líbero, de São Paulo, e outro da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e foi anunciado vencedor na noite de terça-feira, em evento para convidados promovido pelo canal, em São Paulo. E a conquista rendeu elogios do professor orientador.

— Este menino é um talento. Vamos ouvir falar muito dele ainda — disse Antonio Brasil.

O jovem revela que ficou surpreso com o prêmio.

— Fui para a premiação esperando segundo ou terceiro lugar. Achava que a reportagem que havia sido produzida na favela ficaria em primeiro, mas quando vi, ela foi anunciada em terceiro, comecei a acreditar na possibilidade de ser o vencedor. Fiquei muito feliz com o reconhecimento. Na hora de receber o prêmio, chamei toda a equipe que me ajudou a produzir o material. Foi muito emocionante.

O estudante contou com a orientação dos professores Antonio Brasil e Cárlida Emerim, além do apoio da cinegrafista Simone Feldmann e da editora Renata Bassani para produzir a reportagem. Desde a concepção da ideia da reportagem até a execução, foram quase dois meses de trabalho, além de quatro viagens até o Norte da Ilha, onde a menina Isadora mora e estuda.

— Ficamos a noite inteira acordados, das 22h30 às 6h30 da manhã, para finalizar a edição. Trabalhamos muito, mas foi tudo recompensado. Hoje vimos que valeu a pena. Fiquei feliz em ver a alegria dos meus pais. Eles viram a premiação pela internet e ficaram superorgulhosos com o primeiro lugar — conta.

Thales e o professor orientador foram premiados com um iPad 2, troféu e certificado. Além disso, vão ganhar uma viagem para o estúdios da CNN, em Atlanta, nos Estados Unidos. Para ele, será uma ótima oportunidade de conhecer o trabalho da TV, além de participar das reuniões de pauta e de conversas com repórteres e editores da emissora. Agora, Thales se prepara para a viagem. Ele e o professor Antonio Brasil devem embarcar em fevereiro, quando ainda estiver em férias na universidade.

Novo talento

O estudante Thales Camargo entrou para a faculdade de jornalismo, na UFSC, para fazer TV. Seu grande sonho é ser correspondente internacional. Desde o primeiro semestre se dedica aos trabalhos na TV da universidade e apresenta quase que diariamente o telejornal, que é produzido por estudantes e vai ao ar pelo site da UFSC.

— E este prêmio não foi um acidente. Esta é a segunda vez que participamos do prêmio. No ano passado, a UFSC ficou entre os 10 melhores trabalhos. Este ano, conquistamos o primeiro lugar. Este prêmio é resultado de uma estratégia da universidade de formar bons profissionais de televisão — explica o provessor Antonio Brasil, jornalista, professor orientador de Thales e supervisor do laboratório de telejornalismo da UFSC.

Para o professor, esta conquista deve ser comemorada, pois este é o prêmio mais importante quando se fala em jornalismo universitário no Brasil. A triagem dos trabalhos foi feita por uma equipe da CNN Internacional.

— A CNN é uma marca de muita credibilidade e é referência para nós, jornalistas. Este é um reconhecimento internacional. Também precisamos agradecer aos profissionais da RBS TV, que têm nos ajudado com palestras, oficinas e orientações para sempre qualificarmos nosso trabalho.

Confira a reportagem vencedora:

DIÁRIO CATARINENSE
Charles Guerra / Agencia RBS

Thales Camargo contou com a ajuda de Simone Feldmann e de Renata Bassani para conquistar o prêmio
Foto:  Charles Guerra  /  Agencia RBS


Comente esta matéria

Mais Notícias

A Educação Precisa de Respostas  30/01/2016 16h58min
'Projeto Resgate' entrega apostilas e materiais para alunos de Joinville

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.