Ensino Superior | 28/11/2012 13h44min
Thales Trench de Camargo, 20 anos, estudante do terceiro semestre de jornalismo da UFSC, em Florianópolis, foi o vencedor do 8º Concurso CNN de Jornalismo Universitário com a reportagem A menina que faz a diferença, sobre as repercussões do caso de Isadora Faber, a aluna que criou a página Diário de Classe, no Facebook, para denunciar os problemas na sua escola. Thales concorria ao prêmio com um estudante da Universidade Cásper Líbero, de São Paulo, e outro da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e foi anunciado vencedor na noite de terça-feira, em evento para convidados promovido pelo canal, em São Paulo. E a conquista rendeu elogios do professor orientador.
— Este menino é um talento. Vamos ouvir falar muito dele ainda — disse Antonio Brasil.
O jovem revela que ficou surpreso com o prêmio.
— Fui para a premiação esperando segundo ou terceiro lugar. Achava que a reportagem que havia sido produzida na favela ficaria em primeiro, mas quando vi, ela foi anunciada em terceiro, comecei a acreditar na possibilidade de ser o vencedor. Fiquei muito feliz com o reconhecimento. Na hora de receber o prêmio, chamei toda a equipe que me ajudou a produzir o material. Foi muito emocionante.
O estudante contou com a orientação dos professores Antonio Brasil e Cárlida Emerim, além do apoio da cinegrafista Simone Feldmann e da editora Renata Bassani para produzir a reportagem. Desde a concepção da ideia da reportagem até a execução, foram quase dois meses de trabalho, além de quatro viagens até o Norte da Ilha, onde a menina Isadora mora e estuda.
— Ficamos a noite inteira acordados, das 22h30 às 6h30 da manhã, para finalizar a edição. Trabalhamos muito, mas foi tudo recompensado. Hoje vimos que valeu a pena. Fiquei feliz em ver a alegria dos meus pais. Eles viram a premiação pela internet e ficaram superorgulhosos com o primeiro lugar — conta.
Thales e o professor orientador foram premiados com um iPad 2, troféu e certificado. Além disso, vão ganhar uma viagem para o estúdios da CNN, em Atlanta, nos Estados Unidos. Para ele, será uma ótima oportunidade de conhecer o trabalho da TV, além de participar das reuniões de pauta e de conversas com repórteres e editores da emissora. Agora, Thales se prepara para a viagem. Ele e o professor Antonio Brasil devem embarcar em fevereiro, quando ainda estiver em férias na universidade.
Novo talento
O estudante Thales Camargo entrou para a faculdade de jornalismo, na UFSC, para fazer TV. Seu grande sonho é ser correspondente internacional. Desde o primeiro semestre se dedica aos trabalhos na TV da universidade e apresenta quase que diariamente o telejornal, que é produzido por estudantes e vai ao ar pelo site da UFSC.
— E este prêmio não foi um acidente. Esta é a segunda vez que participamos do prêmio. No ano passado, a UFSC ficou entre os 10 melhores trabalhos. Este ano, conquistamos o primeiro lugar. Este prêmio é resultado de uma estratégia da universidade de formar bons profissionais de televisão — explica o provessor Antonio Brasil, jornalista, professor orientador de Thales e supervisor do laboratório de telejornalismo da UFSC.
Para o professor, esta conquista deve ser comemorada, pois este é o prêmio mais importante quando se fala em jornalismo universitário no Brasil. A triagem dos trabalhos foi feita por uma equipe da CNN Internacional.
— A CNN é uma marca de muita credibilidade e é referência para nós, jornalistas. Este é um reconhecimento internacional. Também precisamos agradecer aos profissionais da RBS TV, que têm nos ajudado com palestras, oficinas e orientações para sempre qualificarmos nosso trabalho.
Confira a reportagem vencedora:
Thales Camargo contou com a ajuda de Simone Feldmann e de Renata Bassani para conquistar o prêmio
Foto:
Charles Guerra
/
Agencia RBS
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.