clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Vestibular  | 28/11/2012 11h09min

Vestibular da UFRGS tem recorde na busca por vaga em Medicina, maior número de inscritos e de cotistas

Dos mais de 46 mil inscritos, 45% concorrem por meio de cotas

O recorde de inscritos no curso de Medicina — são 57,17 candidatos por vaga — não é o principal destaque dos números revelados com a densidade do vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O aumento do número de inscritos, 46.224 ao todo, e de cotistas, que agora representam 45,27% dos candidatos, dá um novo tom à disputa de 2013.

Além da concorrência histórica na Medicina, cursos criados há pouco tempo figuram entre os mais disputados, como Psicologia, no turno da noite, e Fisioterapia. Esses dados são considerados positivos pelo reitor da universidade, Carlos Alexandre Netto.

— A sociedade esperava por essas mudanças que estão ocorrendo na UFRGS. Além disso, o maior número de cotistas pode significar que esses candidatos se enxergam na universidade — completa.

As mudanças feitas para adaptar o vestibular à Lei das Cotas também são responsáveis por alterações na disputa. Agora, para se candidatar como cotista, é preciso ter cursado apenas todo o Ensino Médio em escola pública. Antes, a UFRGS exigia também parte do Fundamental. Além disso, a universidade inseriu critérios de renda familiar, o que transformou as duas antigas modalidades de cotistas (estudante de escola pública e estudante de escola pública autodeclarado preto) em quatro novas categorias. Quando sobram vagas em uma das categorias, elas são redistribuídas de acordo com critérios do edital. Isso já ocorria antes, mas agora o processo tem mais variáveis, e as vagas vão sendo realocadas da categoria mais abrangente (estudante de escola pública com renda superior a 1,5 salário) para a menos abrangente (aluno de escola pública com renda igual ou inferior a 1,5 salário autodeclarado preto, pardo ou indígena).

Por isso, o professor de matemática Gustavo Reis acredita que os vestibulandos não devem dar muita importância às densidades separadas por modalidade de cota:

— Um aluno não disputa só em uma modalidade porque primeiro concorre no acesso universal e depois pode ser realocado dentro das quatro categorias de cotistas.

PRESTE ATENÇÃO

Todos os candidatos concorrem via acesso universal. Quem optou pelas cotas e não se classificou pelo sistema universal passa a disputar as vagas reservadas. A UFRGS estabelece critérios para a classificação dos candidatos de acordo com a modalidade que optaram. Há mecanismos de realocação de vagas no sistema de cotas que podem fazer com que o aluno concorra em outra modalidade, caso sobrem vagas.

ZERO HORA
Emílio Pedroso / Agencia RBS

Matrículas do segundo semestre de 2012 já indicavam maior presença de cotistas, como Laís Rodrigues, estudante de Medicina
Foto:  Emílio Pedroso  /  Agencia RBS


Comente esta matéria

Mais Notícias

A Educação Precisa de Respostas  30/01/2016 16h58min
'Projeto Resgate' entrega apostilas e materiais para alunos de Joinville

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.