Educação Infantil | 28/11/2012 06h02min
Para parte das famílias, o primeiro dia de escola é também um dos primeiros desligamentos entre mãe e filho. Estudiosos do assunto desmistificam ideias antigas, enquanto apresentam novas abordagens sobre o tema. Abaixo, dicas de como enfrentar esse período sem crise:
— É preciso entender que a criança já está muito sensível por ter de se adaptar ao novo ambiente. Então, a melhor pessoa para levá-la à escola é alguém com menor vínculo, amenizando o sofrimento. É indicado que seja alguém em quem a criança confia, mas que não tenha um apego muito intenso.
— É apropriado que a pessoa escolhida permaneça parte do horário (cerca de duas horas) relativamente perto de onde está a criança, mas não dentro da sala de aula, pois é onde a professora está tentando criar um vínculo com os alunos.
— Nos primeiros dias, é indicado deixar um objeto pessoal (bolsa ou casaco) com a criança, pedir que ela cuide dos pertences, enquanto vai dar uma volta nas dependências da escola. Isso transmite a segurança de que a pessoa retorne para buscá-la na hora marcada. No decorrer dos dias, é importante perguntar à criança sobre a possibilidade de uma saída mais longa, como ir ao supermercado, por exemplo. Nunca sair sem avisar a criança para que não se sinta abandonada no novo ambiente.
— Por passarem pelas mesmas situações diariamente, as escolas têm metodologias diferentes para a adaptação. É preciso informar-se com antecedência e tentar conciliar a vontade da família e as possibilidades da instituição.
— Quem for buscar a criança deve chegar cinco minutos antes da saída, evitando a reação de pânico da criança, ao se ver sozinho, diante das outras crianças já acompanhadas.
— A escola tem profissionais para acompanhar a criança na fase da adaptação. Porém, se o choro permanecer em torno de um mês, aconselha-se procurar um psicólogo para a família.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.