clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Educação Básica  | 28/11/2012 05h51min

Pais devem conhecer os limites da escola e não invadir espaço do professor

A organização escolar tem situações próprias para a interação com os pais

Os pais devem participar da vida escolar dos filhos, mas essa presença deve ser construtiva e de acordo com o desenvolvimento da criança. Já no início, é importante conhecer os limites da escola e não invadir o espaço do professor. Por isso, a organização escolar tem situações próprias para a interação com os pais e a busca de solução dos problemas. Abaixo, confira dicas: 

— Quando as crianças estão na Educação Infantil ou nas séries iniciais do Ensino Fundamental, é normal a necessidade dos pais de conversar com a professora. Porém, conforme avançam nas séries, essas conversas devem ter espaço próprio. A organização do calendário e o Projeto Pedagógico Escolar já preveem dias e horários específicos para esses encontros, além de reuniões sobre processos de ensino, aprendizagem e avaliação dos alunos. Cabe aos pais recorrerem a esses espaços. Toda interferência que se faz demasiada e que não respeita os limites do professor é nociva.

— Quanto mais incentivar a autonomia e a segurança de seu filho, apoiando-o no necessário, e não mais do que isso, e impulsionando-o a aprofundar reflexões e pesquisas próprias, mais estará contribuindo para o processo de aprendizagem e de escolarização.

— Para os pais que trabalham muito e viajam com frequência é importante ter em mãos, logo no início do ano letivo, o calendário da escola. Assim, torna-se mais fácil a organização e o agendamento das principais reuniões ou atividades extraclasse que serão desenvolvidas durante o ano. Também é importante que a escola esteja atualizada quanto ao modo de vida de sua comunidade escolar, solicitando a participação/ atuação dos pais dentro dos limites dessa realidade social.

— Diante de queda no rendimento escolar, é necessário, em primeiro lugar, investigar as causas. Muitas vezes, elas são quase irrelevantes e algumas sessões de estudos extras resolvem o problema. Porém, quando há dificuldades em desvendá-las e o filho não facilita, é fundamental a ajuda da coordenação pedagógica, que articulará os recursos disponíveis na escola para a busca das soluções.


Mais Notícias

A Educação Precisa de Respostas  30/01/2016 16h58min
'Projeto Resgate' entrega apostilas e materiais para alunos de Joinville

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.