clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Educação Básica  | 28/11/2012 05h31min

Reajuste de mensalidades escolares pode variar entre 5% e 10%

A média para 2013 ainda não foi definida, mas Sinepe prevê que se mantenha o mesmo de anos anteriores

Está pensando em trocar o filho de escola, incluir o segundo na mesma instituição ou até planejar uma viagem? O momento para se programar é agora para evitar apertos e dissabores ao longo do próximo ano. A média de reajuste das mensalidades dos estabelecimentos particulares ainda não foi definida (está previsto para janeiro de 2013).
No entanto, nos últimos anos, este número variou entre 5% e 10%, e o Sindicato dos Estabelecimentos do Ensino Privado no Estado do Rio Grande do Sul (Sinepe) prevê que o aumento seja semelhante aos anteriores. Neste final de ano, as escolas fazem os cálculos de acordo com a planilha de custos, que inclui, entre outros gastos, folha de pagamento, aprimoramento e tempo de serviço dos professores e investimentos em infraestrutura.

A seguir confira o que você pode fazer para garantir um próximo ano letivo tranquilo.

Siga as dicas

— Para manter os filhos na escola particular, é necessário se planejar, fazendo uma reserva financeira para esses gastos e para possíveis imprevistos.

— Algumas escolas realizam feiras de livros usados no início do ano letivo. Nessas ocasiões, é possível encontrar materiais conservados. Além disso, os pais podem conseguir bons descontos comprando uma grande quantidade em conjunto.

— Antes de fazer a matrícula, pergunte sobre o desconto que você pode ganhar se colocar o segundo filho na mesma escola.

— Diante de dívidas com a instituição, os pais devem entrar em contato com a direção para resolver o problema pelo diálogo. Em outros casos, é necessário fazer um enxugamento significativo no orçamento familiar.

— O uso de planilhas é indicado não apenas para quem tem filho. Com elas, é possível identificar para onde está indo o seu dinheiro. Vários sites oferecem gratuitamente esses programas

— É indicado conversar sobre educação financeira com as crianças a partir dos seis anos. Pode-se iniciar mostrando quantos dias ou horas os pais precisam trabalhar para ganhar o valor necessário para adquirir um determinado produto ou serviço. Para aqueles que puderem, é aconselhável dar uma mesada ou semanada para que possam ir se familiarizando com o uso e o valor do dinheiro.


Mais Notícias

A Educação Precisa de Respostas  30/01/2016 16h58min
'Projeto Resgate' entrega apostilas e materiais para alunos de Joinville

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.