clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Ensino Superior  | 25/11/2012 19h49min

Enade mobiliza estudantes e divide opiniões

Avaliação de estudantes de Ensino Superior envolveu questões objetivas e dissertativas

Para uns uma oportunidade, para outros apenas um compromisso, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) mobilizou milhares de alunos em todo o país neste domingo.

A prova, que visa a avaliar as instituições de Ensino Superior, teve questões objetivas e dissertativas. O número total de participantes deverá ser divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) a partir desta segunda-feira.

Conforme o Inep, a prova foi aplicada sem maiores incidentes - exceto por um caso de falta de energia elétrica em Campo Grande (MS), que não chegou a impedir o teste. No Rio de Janeiro, muitos jovens chegaram atrasados devido ao trânsito, complicado pela chuva. Em Porto Alegre, três estudantes foram assaltadas enquanto esperavam o início da prova, nos arredores do Instituto de Educação (IE), no bairro Farroupilha.

O Enade não chega a ser uma unanimidade entre os estudantes. Para alguns, não há incentivo para realizar a prova. Para outros, a expectativa era ir bem para contribuir com o conceito da instituição em que estudam. O pró-reitor de Gradução da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Orlando Fonseca, acredita que a maioria dos participantes vem encarando o Enade com seriedade.

- Se não, haveria resultados fracos, em função de um eventual boicote, e isso não se observa - diz Fonseca. - Existe ainda quem seja contrário, mas é mais uma questão ideológica.

A consultora de carreira Lourdes Lovison, acredita que sociedade, estudantes e universidades ainda não perceberam toda a importância do Enade:

- É um instrumento valioso, ainda subutilizado. Não sei até que ponto o estudante tem a noção de que o bom desempenho é uma referência de qualidade de ensino para a universidade.

Segundo a coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da PUCRS, Cristiane Mafacioli, alguns alunos comentaram que a prova foi cansativa.

- Pelo depoimento deles, eles ainda não estão habituados a esse formato de prova, que exige mais reflexão. É bem diferente do vestibular. Há questões objetivas, mas a construção de cada questão é mais longa - explica Cristiane.

Nas próximas semanas, o Inep deve divulgar dados da prova deste domingo em sua página na internet.

Ronaldo Bernardi / Agencia RBS

O Instituto de Educação, em Porto Alegre, foi um dos locais de exame
Foto:  Ronaldo Bernardi  /  Agencia RBS


Mais Notícias

A Educação Precisa de Respostas  30/01/2016 16h58min
'Projeto Resgate' entrega apostilas e materiais para alunos de Joinville

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.