clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Educação Básica  | 22/11/2012 10h16min

CEIs de Joinville divulgam lista com mais de 3 mil selecionados

São crianças de até cinco anos que passarão a estudar em fevereiro de 2013

Milhares de pais e mães de Joinville estão sendo informados nesta semana de que os cadastros dos filhos foram aprovados para ingresso na educação infantil municipal. São 3.183 crianças de até cinco anos que passarão a estudar em fevereiro de 2013 – número menor do que o de 2012. Os nomes serão divulgados pelos centros de educação infantil (CEI) e as matrículas começam na segunda-feira.

Outros 3.187 cadastros ficaram fora e aguardarão na fila por alguma desistência. Para a Educação municipal, o número não representa a quantidade exata de crianças que ficaram sem vagas, uma vez que cada família poderia se inscrever em mais de um CEI.

A escolha saiu de uma avaliação que pôs, de um lado, a apreensão dos pais e, de outro, a dura tarefa de avaliar, apenas com documentos, quais famílias necessitam mais da vaga. Segundo a portaria 131, publicada neste ano pela Secretaria de Educação de Joinville, grupos externos à direção da escola foram responsáveis pela escolha.

No bairro Costa e Silva, os 120 novos estudantes dos CEIs Alzelir Pacheco, Branca de Neve e Girassol foram selecionados por um time formado por pais, agentes comunitários e professores.

— Os agentes foram importantes porque conhecem o bairro. As escolas não teriam condições de fazer 399 visitas —, destaca a diretora do CEI Alzelir Pacheco, Lídia Werner, que acompanhou o processo.

Os critérios eram a renda per capita da família, o fato de os pais estarem trabalhando, preferência pelo CEI e endereço. Têm prioridade crianças encaminhadas pelo Conselho Tutelar e pelo Juizado da Infância.

Os CEIs que abriram mais vagas foram: Raio de Sol, no Vila Nova (174); Estrelinha Brilhante, no João Costa (149); e Paraíso da Criança, no Jardim Paraíso (120). Na outra ponta, estão Ciranda Cirandinha, no Jardim Iririú (sete); Ponte Serrada, no Comasa (oito); e Jorge Vanderwegen, no Itaum (13).

O exemplo das três unidades do Costa e Silva mostra onde estão as demandas. A maior procura foi por berçários. De 47 famílias, sete obtiveram vagas para bebês de até um ano. Entre as crianças de um a dois anos, foram 48 inscritos e 12 aprovados. Já quase todos os inscritos para as últimas turmas (quatro a cinco anos) foram chamados. A seleção não incluiu os seis novos CEIs em fase de licitação.

Disputa foi acirrada para berçários

Ainda na fase de mamar, dormir e pouco se incomodar com o mundo exterior, Nicole Eduarda Jonson Eggers, hoje com dois meses, está na lista dos novos estudantes do CEI Adhemar Garcia.

Como a disputa por vaga era acirrada na zona Sul de Joinville, em especial por berçários, os pais da menina nem acreditam que já podem encomendar brinquedos e itens pessoais para ela estrear na escolinha em fevereiro.

A atendente de restaurante Lidiane Cristian dos Santos, 27 anos, e o operador de CNC Jonatan Eggers, 31, sofrem por antecipação com a distância, mas admitem que a creche pública é a única maneira de terem tempo para trabalhar. O filho mais velho, Ottho (que aparece na foto), tem apenas sete anos. Ontem, a diretora do CEI telefonou para avisá-los.

Lidiane conta que se preparou para esperar ao menos um ano pela vaga, como ocorreu com o outro filho do casal, Othávio, que entrou na creche com apenas dois anos. Desde que ficou grávida, Lidiane não sossegou até fazer o cadastramento, no dia 5. “É um alívio para quem espera”, diz ela, sobre a notícia da vaga.

Veja a lista completa das vagas abertas nos Ceis de Joinville

A NOTÍCIA
Pena Filho / Agencia RBS

Pais de três filhos, Lidiane e Jonatan conseguiram vaga para a bebê
Foto:  Pena Filho  /  Agencia RBS


Comente esta matéria

Mais Notícias

A Educação Precisa de Respostas  30/01/2016 16h58min
'Projeto Resgate' entrega apostilas e materiais para alunos de Joinville

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.