Educação Básica | 21/11/2012 12h47min
As 2.572 escolas da rede pública estadual estarão mobilizadas, na quinta-feira, para escolherem quem serão os novos dirigentes pelos próximos três anos. O processo de votação, desde a organização da indicação de candidatos a diretores e vices até o horário de funcionamentos das urnas, é definido pelas comissões eleitorais de cada estabelecimento escolar.
Neste ano, a eleição apresenta algumas novidades com a nova Lei de Gestão Democrática, nº 13.990/2012. A votação universal, por exemplo, foi alterada e, a partir desta edição, inclui a proporcionalidade nos votos da comunidade escolar, com peso de 50% para pais e alunos, e 50% para professores e funcionários.
Ainda, segundo o novo regimento, o pleito pode ser realizado por chapas com diretor e vice, contrastando com as eleições anteriores, nas quais era eleito apenas o diretor, que escolhia sua equipe após a eleição. Outro mudança é a limitação do número de reeleições. Antes ilimitada, agora é permitida apenas uma reeleição por mais três anos.
A Secretaria da Educação (Sec) recomenda que durante o processo eleitoral a ser realizado nas escolas, todos os estudantes com deficiência participem, exercendo seus direitos, com o máximo de independência e autonomia.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.