Educação Básica | 21/11/2012 10h15min
A Secretaria de Estado da Educação irá divulgar oficialmente o resultado para o concurso do magistério no dia 29. Os aprovados serão chamados a partir do dia 3 de dezembro.
Só em Joinville, serão 105 vagas abertas para efetivos que assumirão os postos ainda neste ano. Além dos testes, os candidatos também passaram por prova de títulos para comprovar a formação.
As escolas que mais receberão novos professores são a João Rocha (Aventureiro), Antônia Alpaídes Cardoso dos Santos (Nova Brasília), Guilherme Zuege (Rio Bonito), com sete cada uma. Já a Alícia Bittencourt Ferreira (Santa Catarina), Arnaldo Moreira Douat (Costa e Silva) e Jandira D’Ávila (Aventureiro) terão um novo educador cada para reforçar o time.
A disciplina que mais teve vagas abertas na cidade foi artes, com 17 postos, seguida de física, com 15, e matemática, com 12. Já as que menos tiveram oportunidades foram espanhol (uma), educação física (uma) e Libras (uma). Não foram chamados professores dos cursos de pedagogia para atuar nas séries iniciais e nem de educação religiosa.
Um avanço, destaca gerente
A gerente da Regional de Educação (Gered), Clarice Portella, destacou que, além da posse dos efetivos deste ano, os contratados temporários serão escolhidos em dezembro para assumir os postos do ano que vem.
Mesmo com a chamada dos efetivos, Clarice diz que será preciso contratar ACTs para cobrir os postos de quem está em licença-prêmio ou dos professores que assumiram a direção das escolas. “Foi um grande avanço chamar em dezembro.”
O número de vagas temporárias ainda não foi informado. A medida foi tomada para evitar tumultos no começo do ano e dar tempo para a preparação das aulas. Tanto temporários, quanto efetivos participarão de treinamento antes de ingressar em sala.
Cerca de um terço dos professores que serão contratados na região Norte será para escolas de Garuva, Araquari, Barra Velha, Balneário Barra do Sul, São Francisco do Sul e São João do Itaperiú. Apenas Itapoá ficou fora da escala. Serão 54 novos educadores.
As escolas Higino Aguiar e Almirante Boiteux (Araquari), Conselheiro Astrogildo Odon Aguiar (Barra Velha) e Felipe Schmidt (São Francisco do Sul) terão até sete novos professores. São 105 vagas só em Joinville.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.