clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Educação Básica  | 20/11/2012 07h11min

Documentário conta a rotina de uma escola da zona rural de Joinville

Iniciativa de estudante de design mostra uma realidade diferente de ensino

Uma escola onde todos se tratam como se fossem da mesma família e que para os professores não é um grande sacrifício dedicar algumas horas extras pela comunidade. A realidade da Escola Municipal Estrada Blumenau, na Rodovia do Arroz, zona rural de Joinville, parece um sonho, mas também esconde uma dura realidade: nem todas as crianças que saem do ensino fundamental seguem cursando o ensino médio.

As contradições são registradas pela estudante de design Gabriela Pegoretti, 22 anos, no documentário "Um dia na escola, vivências e memórias dos estudantes da Escola Municipal Estrada Blumenau". O vídeo de 15 minutos é o seu trabalho de conclusão de curso, ampliado com o aporte do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec).

Gabriela conhece a rotina da pequena escola multisseriada há três anos, desde que começou a ajudar a tia, a diretora Angeli dos Reis, com ações sociais no espaço.

— A primeira vez que fui lá foi para ajudar na limpeza. Não conhecia como funcionava o ensino multisseriado e percebi que ali havia uma realidade desconhecida pra muita gente — conta a estudante, produtora e diretora do curta.

Em visitas à comunidade, Gabriela conheceu Amando Thank, de 83 anos, que foi um dos alunos da escola, assim como seu filho e netos.

— Ele sabia como era o primeiro prédio da escola, e quando ainda se ensinava em alemão — afirma Gabriela, que também descobriu que a escola é uma das mais antigas da cidade.

— Na época de Amando, a escola tinha de 50 a 60 alunos, diferente de hoje, que são só nove, e a quantidade de funcionários aumentou consideravelmente.

Na Estrada Blumenau, a autora do projeto audiovisual entrevistou os três professores, pais e acompanhou três atuais alunos. Uma delas é Jéssica, de nove anos. A menina tem deficiência física e conta com a ajuda dos colegas para se movimentar com a cadeira de rodas que o município disponibiliza para o trânsito somente dentro da escola. A família de Jéssica não tem condições de comprar uma cadeira para uso integral da criança.

— Todos colaboram com Jéssica. Os alunos mesmos levam o lanche até ela e se revezam para empurrar sua cadeira — relata Gabriela.

A produtora conheceu alguns ex-alunos, que hoje trabalham em fábricas da cidade, sem terem concluído o ensino médio. Em contrapartida, encontrou no espaço professores dedicados a projetos e envolvidos com os moradores das redondezas.

— Os professores têm um papel que vai além do calendário escolar. Eles organizam festas familiares e promovem atividades de integração dos pais com a escola —observa.

Parte das 500 cópias do documentário garantidas pelo projeto serão distribuídas entre escolas de Joinville.

— É importante que outros alunos conheçam a realidade daquela escola, para perceberem um outro estilo de vida de pessoas que têm necessidades diferentes.

O restante dos DVDs será vendido a R$ 15 e o dinheiro arrecadado contribuirá com a reforma da escola.


Exibições de "Um dia na escola, vivências e memórias dos estudantes da Escola Municipal Estrada Blumenau"
— Terça, às 19 horas, no auditório da ACE
— Quarta, às 14 horas, na Escola Municipal Estrada Blumenau
— Quinta-, às 19 horas, na Estação da Memória

A NOTÍCIA
produção câmera 1 / Divulgação

Escola tem nove alunos
Foto:  produção câmera 1  /  Divulgação


Comente esta matéria

Mais Notícias

A Educação Precisa de Respostas  30/01/2016 16h58min
'Projeto Resgate' entrega apostilas e materiais para alunos de Joinville

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.