Ensino Médio | 16/11/2012 14h29min
Eles ainda usavam fraldas ou nem sequer haviam deixado a barriga das mães quando, em 1996, foi transmitida na televisão a série A Vida Como Ela É. Alguns episódios, reexibidos em janeiro deste ano, apresentavam contos de um dos mais emblemáticos dramaturgos brasileiros: Nelson Rodrigues.
Ainda assim, alunos do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Monteiro Lobato foram desafiados a, também com recurso audiovisual, darem a sua interpretação a obras do autor, que completaria cem anos em 2012.
Entre leituras e gravações, a gurizada teve cerca de seis meses para preparar curtas-metragens com contos de Nelson Rodrigues. Parte do Projeto Leituras em 8mm, realizado anualmente pela escola, os 10 curtas roteirizados, gravados e estrelados pelos alunos foram apresentados à comunidade no final de outubro, na própria escola.
Coordenadora do projeto, que está na terceira edição, a professora de literatura Luciana Grimm comemorou o sucesso que o autor fez entre os alunos, o que, segundo ela, refletiu-se nos trabalhos.
– Eles adoraram as tramas, que fogem do tradicional romântico com final feliz. A linguagem de Nelson Rodrigues é coloquial, e seus temas, atuais. Estou com dificuldades de escolher um autor que esteja à altura para o ano que vem – comentou Luciana.
Para melhorar o desempenho de atuação, gravação e edição, os alunos tiveram palestras com estudantes de Cinema e Audiovisual, que passaram informações técnicas e analisaram os roteiros para que os grupos pudessem aprimorar seus trabalhos. Os alunos ainda foram beneficiados pelos materiais, dispostos à exaustão por conta do centenário de Nelson Rodrigues: filmes, documentários e peças de teatro auxiliaram na composição das adaptações.
Os cerca de 70 estudantes participaram, ainda, de uma cerimônia de premiação na qual foram escolhidos melhor curta, ator, atriz, roteiro e curta preferido pelo júri popular. Premiado como melhor ator, Arthur Manfro, 16 anos, comemorou o reconhecimento.
– Tivemos a liberdade de dar asas à imaginação e direcionar todo nosso impulso artístico para a realização do projeto. O resultado foi inesperado. Foi um trabalho imenso e intenso, mas o produto ficou à altura de todo o suor gasto – disse.
DEPOIMENTOS DOS ALUNOS
"Fazer o curta fez com que nós entrássemos no universo da obra de Nelson Rodrigues de maneira mais profunda. Nos ajudou a compreender melhor o que ele quis transmitir com seus contos. Pessoalmente, foi uma experiência inovadora pelo fato de adaptarmos uma obra de um grande autor que já teve várias adaptações para teatro, TV e cinema, ou seja, foi um grande desafio. Porém, com certeza, o esforço, o estresse, as tardes envolvidas em gravações e a dedicação valeram a pena."
Bianca Peixoto Nitschke
"Foi incrível fazer a história de um conto, ainda mais sendo de Nelson Rodrigues. Todo o processo criativo de elaborar um roteiro, pensar nos locais, nos figurinos, e, depois de ter todas as cenas, editar, apesar de ter dado trabalho, acabou sendo divertido."
Roberta Baisch Franz
"As possibilidades de aprendizado e experiência abertas com esse projeto são incontáveis, de valor imenso para o aprendizado multidisciplinar, mas principalmente no que se refere às artes, tanto visuais quanto literárias. Nosso grupo trabalhou um curta representado todo de acordo com os moldes da década de 1950. Me impressionei positivamente, não só de nosso curta, O Chantagista, mas de todos os curtas apresentados."
Arthur Manfro
"Já vi e revi diversas vezes os curtas dos colegas e o que eu mesmo dirigi, e me impressiono com a qualidade de trabalho que alcançamos. Acredito que ocorreu um grande aprendizado por parte de todos, não só na área da literatura e das artes, mas também na convivência e no trabalho de equipe."
André Borba
"Fizemos o possível e o impossível. Nos enfiamos até no cemitério, minha primeira vez em um, inclusive. E na falta de alguém para interpretar um personagem, acabamos até colorindo o cabelo do nosso colega João Victor. Eu diria que foi um tanto épico."
Ramiro Porto Corrêa
OS PREMIADOS
Melhor curta
1º lugar: Missa de Sangue
2º lugar: O Chantagista
3º lugar: Granfa
Júri popular: O primo
Melhor atriz: Bianca Peixoto (Missa de Sangue)
Melhor ator: Arthur Manfro (O Chantagista)
Melhor roteiro: O Primo
Equipe de estudantes que produziu o filme vencedor, baseado no conto 'Missa de Sangue'
Foto:
Divulgação
/
Divulgação
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.