clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Educação Básica  | 15/11/2012 11h01min

Alunos da Escola Fontoura Ilha construíram uma cápsula do tempo em Santa Maria

O projeto integra os festejos pelos 60 anos da instituição

Ananda Delevati, especial

Como estará o mundo daqui a 20 anos? É difícil prever, mas foi isso que os alunos da Escola Fontoura Ilha tentaram fazer. Aproveitando os festejos do aniversário de 60 anos da instituição, os 512 estudantes construíram uma cápsula do tempo, onde depositaram as suas ideias e os seus desejos para o futuro, do colégio e de Santa Maria.

Os mais novos fizeram isso por meio de desenhos, já os mais velhos, por redações. Também foram colocados na cápsula do tempo lembranças da escola, como fotos dos alunos e funcionários, e materiais que contam um pouco sobre a nossa atual realidade, como jornais. A cápsula foi enterrada no pátio da escola. O local, que foi concretado, ganhará também uma placa.

Entre os desejos para o futuro, escritos pelos alunos, está a vontade de ter uma profissão e uma família. Os amigos Nicolas Medeiros, 9 anos, e Luan Silva, 8, acompanharam toda a atividade. Nicolas desenhou um campo de futebol na carta que está dentro do envelope da sua turma, pois pretende ser jogador. Já Luan pensa em estar na universidade.

– Achei legal, pois daqui a 20 anos estaremos fazendo faculdade e poderemos voltar aqui – disse Luan.

Mariciéli Souza, 11 anos, imagina que talvez já tenha filhos e que eles podem estar estudando na escola e ver o que foi feito pelos estudantes atuais. O aluno Diogo Azambuja, 10 anos, concorda com ela:

– Espero que daqui a 20 anos a escola esteja bonita, para que meu filho possa estudar na mesma escola em que eu estudei – destacou Diogo.

Para a diretora Martha Kwiatkowski, a ideia é justamente essa: despertar no coração das crianças a vontade de ter bons objetivos. Por isso, a atividade envolveu também os pais e a comunidade, e o tema foi trabalhado durante um mês.

– Nós desejamos que eles sejam bons profissionais, que Santa Maria esteja bonita e arborizada e que na escola todos estejam felizes e possam dar continuidade à educação – finalizou a diretora.

A cápsula será aberta ao meio-dia de 18 de outubro de 2032, data e hora do aniversário de 80 anos da escola. Enquanto isso, fica o desejo de todos para um futuro e uma educação melhores.

DIÁRIO DE SANTA MARIA
Claudio Vaz / Agência RBS

Com desenhos e redações dos alunos da escola, entre outras lembranças da instituição e jornais atuais, a cápsula do tempo foi enterrada no pátio do colégio, na quarta-feira
Foto:  Claudio Vaz  /  Agência RBS


Comente esta matéria

Mais Notícias

A Educação Precisa de Respostas  30/01/2016 16h58min
'Projeto Resgate' entrega apostilas e materiais para alunos de Joinville

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.