Educação Básica | 14/11/2012 08h35min
Lizandra Silveira, 15 anos, define-se como uma garota tímida, sem grandes conflitos:
_ Sou tranquila, vou ao shopping com meus amigos, fico na internet, nada de muito diferente das outras meninas da minha idade _ diz a aluna da turma 102 do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Cilon Rosa.
Porém, num quesito, ela se destaca dos demais colegas: é boa quando o assunto é soletrar. Filha da dona de casa Helenita Silveira e do militar Lineo Silveira, a estudante do Colégio Cilon Rosa chegou à final do concurso Soletrando, competindo com mais 11 colegas, e recebeu como prêmio, além de um troféu, a quantia de R$ 300, que ela pretende empregar na compra de um celular novo.
O concurso Soletrando movimentou os ânimos estudantis. Iniciada em março deste ano e inspirada nos moldes do tradicional quadro do programa Caldeirão do Huck, a atividade contou com a participação de 110 alunos do Cilon Rosa, pertencentes a quatro turmas do 1º ano, 101, 102, 103 e 104. A final ocorreu no último dia 6, no próprio colégio.
A coordenadora do concurso e condutora da finalíssima, a professora de língua portuguesa Maribel da Costa Dal Bem, explica que tudo surgiu devido à constatação da necessidade de trabalhar a oralidade e a ortografia das palavras, a fim de fazer os alunos sentirem curiosidade quanto ao significado das palavras.
_ A gramática, por vezes, é maçante, e os alunos são resistentes quanto ao seu domínio. Por isso, senti a urgência de trabalhar a língua com eles de forma mais lúdica, mais desafiadora _ conta Maribel.
A professora conta que foram feitos, ao longo de todo o ano letivo, exercícios semanais de soletração nas aulas e, a partir daí, os três alunos de cada turma com maior número de acertos foram para a grande final.
A campeã Lizandra admite gostar mais de disciplinas como português e espanhol _ algo que pode ter justificado seu bom desempenho nas fases eliminatórias do concurso:
_ Gosto das duas (disciplinas) e gosto muito de ler. Sempre que tinha dificuldade de escrever alguma palavra, recorria ao dicionário e também a minha mãe, que me ajudou muito a estudar e a me preparar.
Quanto ao dinheiro do prêmio recebido por Lizandra, Maribel explica que é referente à venda do livro Perguntas e Respostas _ De Jovens para Jovens, confeccionado pelos estudantes e lançado em maio passado, na Feira do Livro de Santa Maria.
Agora, a meta da professora Maribel é realizar o Soletrando em todas as séries do Colégio Cilon Rosa no ano que vem.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.