A Educação Precisa de Respostas | 13/11/2012 11h30min
A religiosa Consuelo Silveira Netto, faleceu aos 98 anos, na noite desta segunda-feira, às 22h, no Convento São Francisco de Assis. Irmã Consuelo foi fundadora e primeira diretora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição (FIC), em 1955. Esta é uma das instituições que deram origem ao Centro Universitário Franciscano (Unifra).
Seu velório ocorre no Convento São Francisco de Assis (Av. Medianeira). O sepultamento será realizado após celebração religiosa que ocorre às 15h30min, na Capela do Convento.
Uma história de fé, dedicada à educação
Nascida em 1914, no município de Tupanciretã, a Irmã Consuelo foi batizada com o nome de Carmem Silveira Netto. Sua fé ao franciscanismo permeou com sua vida dedicada ao ensino.
Em 1938 ela iniciou suas atividades docentes no magistério secundário no colégio Bom Conselho, em Porto Alegre. Posteriormente lecionou por 20 anos Português, Espanhol, Francês e Latim no Colégio Sant'Anna. Suas atividades como professora se estenderam ao ensino superior, em que contribuiu com seu conhecimento em sala de aula até a década de 80.
Irmã Consuelo foi também fundadora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em 1964, e do primeiro Curso de Pós-graduação em Educação, em 1970. No meio acadêmico, a docente é lembrada como uma das figuras de maior destaque para formação do perfil cultural e educação de Santa Maria.
No dia 13 de outubro, faleceu sua irmã, a religiosa Irmã Felicidade aos 100 anos. Juntas as professoras foram responsáveis, também, pela concepção da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora da Medianeira, 1955.
Com informações da Assessoria de Imprensa da Unifra
DIÁRIO DE SANTA MARIAGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.