clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Tecnologia  | 09/11/2012 22h25min

Alunos de Santa Catarina embarcam para São Paulo, onde participam da Olimpíada do Conhecimento

O torneio de educação profissional começa nesta segunda-feira e vai até o próximo domingo

Júlia Antunes Lorenço  |  julia.antunes@diario.com.br

Uma disputa que coloca à prova habilidades para resolver situações reais de uma profissão. Esse é o desafio da Olimpíada do Conhecimento — a maior competição de educação profissional da América Latina — que vai de 12 a 18 de novembro, em São Paulo.

Santa Catarina estará representada por 37 estudantes. Destes 33 são do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e quatro do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). É a sexta maior delegação do país. Eles vão competir em 34 ocupações, como panificação, mecânica de automóveis, web design e segurança do trabalho.

Confira o vídeo com o aluno Felipe Augusto Kupchak



Até chegar à competição, os estudantes precisaram enfrentar torneios semelhantes feitos nos municípios e nos estados. 

Pela primeira vez haverá a profissão de manutenção aeronáutica, que terá dois competidores. Um deles é Felipe Augusto Kupchak, 22 anos, do Senai de São José.

Para se preparar, o estudante treina 11 horas por dia. O desafio dele é cumprir sete tarefas. Detectar uma pane na aeronave e fazer inspeções segundo a norma são algumas delas. Além de precisar solucionar da melhor forma, também conta em quanto tempo ele terminará.

Felipe está confiante e ansioso:

— Já me preparei bastante. Quero chegue o dia logo para acabar — afirma o aluno que embarca para São Paulo neste domingo.

Felipe está bem preparado, diz treinador 

Um dos treinadores de Felipe, o professor Luiz Flavio Karesia Gustavo garante que o aluno está bem preparado. Existem três cursos de manutenção aeronáutica do Senai no Brasil e só Felipe e o estudante de São Carlos, em São Paulo, conseguiram a média para competir.

— Ele precisa ter confiança. Até lá, é treinar, treinar, treinar e treinar — brinca Gustavo. O curso técnico Manutenção Aeronáutica foi criado em 2009 e tem três módulos. Ao final de cada um, o aluno faz uma prova de certificação junto à Anac e ganha uma carta de habilitação.

Em quatro anos, o estudante consegue ter os três certificados. De acordo com o Gustavo, a procura das companhias aéreas por esse profissional é grande. Elas exigem que o técnico tenha pelo menos duas cartas da Anac. O profissional também pode trabalhar na aviação empresarial.

Vencedores ganham chance de competir em torneio internacional

A Olimpíada do Conhecimento é ainda a oportunidade para os alunos tentarem uma vaga para o Worldskills, um torneio internacional nos mesmos moldes do brasileiro, que será realizado em Leipzig, na Alemanha, em julho de 2013. Os dois melhores em cada ocupação poderão concorrer a uma vaga no torneio internacional.

Na última edição do Worldskills, em Londres, um dos catarinenses participantes, Natã Barbosa de Joinville, trouxe ouro para o Brasil. O país ficou em segundo colocado geral, de 51 países, atrás da Coreia do Sul.

DIÁRIO CATARINENSE
Daniel Conzi / Agencia RBS

O estudante Felipe Augusto Kupchak, 22 anos, do Senai de São José vai competir em manutenção aeronáutica
Foto:  Daniel Conzi  /  Agencia RBS


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

01/07/2012 16h47min
Maior competição de educação profissional terá 32 alunos de SC
30/06/2012 18h55min
Nove joinvilenses estão entre classificados para as Olimpíadas do Conhecimento
09/10/2011 21h05min
Estudante de Joinville ganha ouro na WorldSkills 2011, competição internacional em Londres

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.