clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Enem  | 06/11/2012 13h05min

Além de ingresso no Ensino Superior, Enem oportuniza intercâmbio e conclusão do Ensino Médio

Confira como proceder para se inscrever no Sisu, no ProUni e no Ciência sem Fronteiras

Passado o desafio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), milhões de estudantes de todo o país precisarão de um tanto de paciência para o resultado final — anunciado para 28 de dezembro pelo ministro da Educação, Aloisio Mercadante.

Com as notas, os estudantes poderão concorrer a vagas no Ensino Superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Na última edição, 95 instituições dispunham de mais de 108 mil oportunidades em 3,3 mil cursos. No Estado, cinco universidades e três institutos federais de educação, ciência e tecnologia ofereceram cerca de 10,7 mil vagas. Os números para o próximo ano ainda não estão fechados, pois novas instituições ainda podem aderir ao sistema.

O Enem também pode servir para os estudantes se inscreverem no Programa Universidade para Todos (Prouni) — que concede bolsas em instituições superiores privadas —, concorrerem a intercâmbios por meio do Ciência sem Fronteiras (CsF), complementarem a nota de vestibulares como a UFRGS e a UFSM ou simplesmente concluírem o Ensino Médio.

A seguir, tire dúvidas sobre os possíveis usos do Enem.

Como funciona o Sisu

Inscrições

O processo seletivo é feito exclusivamente pela internet, com o número de inscrição e a senha do Enem. O candidato, atendendo aos requisitos, pode optar por cotas das políticas afirmativas. Durante o período de inscrição, é permitido alterar as opções, sendo considerada válida a última inscrição confirmada.

Caso o candidato não lembre da senha do Enem, deve recuperá-la no site do exame.

Ao final da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem e eventuais ponderações. A cada chamada, os candidatos selecionados têm um prazo para efetuar a matrícula na instituição, confirmando a ocupação da vaga.

Para participar da Lista de Espera do Sisu, o candidato deve manifestar o interesse no prazo especificado no cronograma.

Opções de curso

O estudante deve fazer duas opções de curso. Durante o período de inscrições, ele pode mudar essas opções, com base na nota de corte (nota mínima). Cada mudança invalida a opção anterior.

O candidato aprovado na primeira opção de curso é automaticamente retirado do sistema.

Aquele que for selecionado para a segunda opção ou não atingir a nota mínima em nenhum dos dois cursos escolhidos pode permanecer no sistema e ser convocado nas chamadas seguintes.

Opções no Estado

As instituições que oferecem vagas unicamente pelo Sisu são: UFCSPA, Unipampa, Uergs, UFPel, Furg, IFRS, IFFarroupilha e IFSul.

ProUni

Como funciona

Aos moldes do processo do Sisu, as inscrições para o Prouni são feitas pela internet. O cronograma do Prouni ainda não foi divulgado pelo MEC.

Opções de bolsa

Estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio podem concorrer a bolsas integrais. Já quem tiver renda renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos pode se candidatar a bolsas de 50%.

Opções de curso

O candidato escolhe entre as opções de curso, turno e instituição de Ensino Superior disponíveis conforme seu perfil socioeconômico. Há cursos, como o de Ciências Aeronáuticas, que exigem requisitos específicos para matrícula.

Ciência sem Fronteiras

Inscrições

O período de inscrições para bolsas em instituições superiores do Exterior deve ser reaberto em breve. O CsF tem parcerias com universidades da Europa, da Ásia, da Oceania e da América do Norte.

Critérios

A nota de Enem, desde 2009, é utilizada como critério classificatório, sendo determinante apenas nos casos em que a demanda for maior do que a oferta de vagas no país de destino.

Conclusão do Ensino Médio

Requisitos

Só podem usar o resultado do Enem para concluir o Ensino Médio pessoas com mais de 18 anos que atingirem ao menos 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimentos das provas e 500 pontos na redação.

Como proceder

O interessado que obtiver a pontuação necessária deve procurar a Secretaria de Educação do seu Estado ou os institutos federais credenciados para solicitar o diploma, com a documentação exigida.

ZERO HORA
Bruno Alencastro / Agencia RBS

No último final de semana, milhões de estudantes participaram do Exame Nacional do Ensino Médio em todo o país
Foto:  Bruno Alencastro  /  Agencia RBS


Comente esta matéria

Mais Notícias

A Educação Precisa de Respostas  30/01/2016 16h58min
'Projeto Resgate' entrega apostilas e materiais para alunos de Joinville

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.