Ensino Superior | 06/11/2012 08h41min
Garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 8 anos de idade é o objetivo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, programa federal que será lançado oficialmente na quinta-feira, em Brasília. Trata-se de um conjunto de medidas na área da educação, a fim de ampliar a formação continuada de professores das redes municipal e estadual. No Rio Grande do Sul, que pretende formar cerca de 600 orientadores de estudo, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) são responsáveis pela condução do projeto.
>> Veja como será feita a seleção
Os professores orientadores de estudos serão escolhidos entre os próprios professores pertencentes ao quadro de ensino das redes e, se tiverem experiência como tutores do Programa Pró-Letramento, têm preferência no momento de seleção. A escolha dos professores será feita até o dia 16 de novembro pelas secretarias municipais.No entanto, de acordo com a responsável pelo apoio técnico dos trabalhos na UFSM, Graziela Franceschet, profissionais que sejam professores efetivos da rede, sejam formados em Pedagogia ou em alguma licenciatura e atuem há, no mínimo, três anos nas séries iniciais do Ensino Fundamental, também podem participar do processo.
A primeira etapa de formação, que será de 40 horas, deverá ocorrer ainda este ano, de 17 a 21 de dezembro, no Colégio Manoel Ribas. De acordo com a coordenadora institucional do programa na UFSM, Helenise Sangoi Antunes, as secretarias municipais de educação atendidas pela UFSM devem imediatamente providenciar a seleção dos professores orientadores de estudo e realizar os trâmites necessários.
DIÁRIO DE SANTA MARIAGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.