Ensino Superior | 05/11/2012 11h59min
Termina nesta segunda-feira o período de adequação de inscrições à Lei das Cotas e de realização de novas inscrições para o vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) de 2013. O novo prazo foi estabelecido para atender a requisitos socioeconômicos das ações afirmativas.
Candidatos inscritos no período anterior, encerrado em 21 de outubro, podem agora concorrer como egressos do ensino público tendo cursado integralmente apenas o Ensino Médio (EM) na rede pública, não sendo mais necessário ter cursado pelo menos metade do Fundamental em colégio público. Quem concluiu o EM por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também pode concorrer como cotista.
Além disso, a Lei das Cotas introduziu a renda familiar como critério para a reserva de vagas. Assim, quem tem renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita (por membro da família) pode concorrer a uma vaga reservada para candidatos nessa faixa monetária. Quem vem de família com rendimento superior a esse continuará automaticamente inscrito para a disputa de vagas de egressos de escola pública e com renda acima de 1,5 salário per capita.
Concorrentes que apenas precisam readequar a inscrição não precisam pagar a taxa novamente. Estudantes que não haviam se inscrito podem fazer o procedimento no site e quitar a taxa de R$ 100 até a terça-feira.
As provas serão aplicadas de 13 a 16 de janeiro de 2013, nas cidades de Porto Alegre, Bento Gonçalves e no campus Imbé/Tramandaí.
Provas específicas
Começam nesta segunda-feira as provas específicas dos cursos de Artes Visuais (bacharelado e licenciatura), Música, Teatro e Teatro (licenciatura). Participam candidatos inscritos no primeiro período de inscrição, encerrado em 21 de outubro. Os horários agendados estão disponíveis no site do vestibular.
Os candidatos que se inscreverem no segundo período farão as provas específicas em 19 e 20 de novembro.
ZERO HORAGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.