Educação Básica | 04/11/2012 19h23min
Além da resistência para enfretar 5h30min de provas, o segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) exigiu dos alunos muita interpretação de texto. O professor de química do Unificado, Rodrigo Smidt, que está participando do processo seletivo pela primeira vez, acredita que as provas de Linguagens, códigos e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias e Redação não mediram o conhecimento dos estudantes, mas privilegiaram quem tem facilidade para interpretar.
– As questões de Liguagens e a de Matemática eram de pura interpretação. Na prova de matemática, tivemos que analisar vários gráficos e tabelas, deixando de lado as fórmulas – afirma o professor.
A prova de Linguagens reunia, em média, dois textos por questão. Segundo Rodrigo Smidt, o exame abordou temas da atualiadade, trazendo poemas e letras músicas.
– A gramática foi deixada de lado na prova de Linguagens. As poucas questões que envolviam regras gramaticais exigiam do estudante a leitura de todo o texto da questão – avalia Smidt.
O Movimento imigratório para o Brasil no século XXI, tema da prova de Redação, não deve ter assustado os estudantes, de acordo com o professor. Foram disponibilizados dois textos de apoio para apresentar o assunto aos participantes.
O professor Rodrigo Smidt acredita que, de modo geral, o grau de dificuldade das provas do Enem deste ano foi médio, priorizando a resistência dos estudantes e opoder de interpretação para ter um bom desempenho no processo seletivo.
ZERO HORA
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.