Educação Básica | 03/11/2012 12h34min
Exatamente às 13h, Marcos Fortes, funcionário do colégio Julio de Castilhos, fechou o portão. E então começou a tradicional correria dos que chegam atrasados para as provas do Enem.
Uma das escolas mais tradicionais do Rio Grande do Sul, situada próxima ao centro de Porto Alegre, o Julinho é um dos locais onde acontece a prova do Enem, para a qual estão inscritos 350 mil estudantes. Pelo menos cinco estudantes não conseguiram entrar. Entre eles, Daniele Soares, 19 anos, que pela segunda vez tenta o Enem.
Ela chegou cinco minutos depois de o portão ter fechado.
A garota mora na Vila Nova (Zona Sul de Porto Alegre), veio de ônibus e teve o azar de pegar um engarrafamento. Permaneceu cabisbaixa e triste junto ao portão, pedindo explicação, mas não conseguiu ingressar para as provas.
O ambulante Ildomar Martinez, que vendia canetas na calçada, diz que foi um dia bom para os negócios. Pelas contas dele, vendeu 30 canetas. Uma das clientes dele foi Edlene Alencastro da Silva, 24 anos, que chegou cinco minutos antes do fechamento do portão. Ela comprou uma caneta por R$ 2.
Acompanhados pelos pais, vestindo a roupa da sorte, rezando baixinho uma oração ou simplesmente com um amuleto dentro da bolsa, dezenas de jovens começaram a entrar no Colégio Estadual Julio de Castilhos, o Julinho. Entre os candidatos, Diully Anne Ferreira Soares, 18 anos, estudante de escola pública, deu a última leitura às 12h, preparando-se para a prova que começava uma hora depois. Ela afirma ter apostado alto, acreditando ter boa chance de ser aprovada. Não teve como fazer curso de preparação. Entre outros motivos, porque trabalha. Dedicou horas-extras ao preparo e, agora, o sonho é fazer faculdade de Jornalismo.
— Estou de alma leve, resumiu a estudante.
Encostados num carro com a figura de São Jorge pintada na lataria, Alexandre Luís da Silva e sua mulher, Graciana dos Santos Martins, acompanhavam a filha Diandra, 18 anos, que faz pela primeira vez a prova. Ele trabalha em obras e diz que a filha se preparou com rigor para o teste. Diandra ainda não completou o Ensino Médio. Afirma que esse ano fará apenas uma experiência, muito útil para um próximo ano. Ela pretende cursar Direito.
Perto dali, sentado num palco no meio da Praça Piratini, Dener Giesteira, 19 anos, dava a última olhada nas suas anotações, antes da prova. Ele é aluno de escola particular e seu sonho é cursar enfermagem.
_ Fiz tudo que podia para sair bem na prova. Meu único medo é que caiam coisas do passado. Apostei mais na história recente e, como se trata de prova de interpretação, acho que tenho boa chance.
O grande público presente nas escolas escolhidas para sediar o Enem, transformou-se também em oportunidade de negócios. Há, inclusive, venda de canetas para os esquecidos. Alexandre Bellio investiu R$ 258 na compra de 120 garrafas de água mineral e 50 latinhas de refrigerante. Montou uma banca em frente ao Julinho e acredita que terá chance de triplicar o investimento.
Há ali, também, dezenas de representantes de cursinhos pré-vestibulares, distribuindo panfletos para possíveis clientes.
A prova começa às 13h deste sábado. Mais de 5,7 milhões de inscritos deverão se submeter ao Enem em todo o Brasil.
A DIVISÃO DAS PROVAS
O Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões cada, e uma redação. Confira os dias da prova:
Sábado
Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Tempo para a prova: quatro horas e meia.
Domingo
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias.
Tempo para a prova: cinco horas e meia.
Dica ZH
O ideal é ter feito o trajeto até o local da prova com antecedência. Se você não fez isso, saia de casa com bastante tempo de sobra para evitar que algum imprevisto lhe atrase. O melhor é chegar ao local até o meio-dia.
QUE DOCUMENTO APRESENTAR
Para realizar a prova do Enem é necessário apresentar um documento de identificação original com foto. Documentos aceitos:
- Cédula de Identidade ou RG, emitida por Secretaria da Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar ou Polícia Federal
- Identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros
- Identificação fornecida por Ordens ou Conselhos de Classe, que por lei tenham validade como documento de identificação
- Carteira de trabalho e Previdência Social
- Certificado de Reservista
- Passaporte
- Carteira Nacional de Habilitação com foto
Preste atenção!
Em caso de perda de documento de identificação, o participante deve apresentar o Boletim de Ocorrência com data de, no máximo, 90 dias antes da data da prova.
O QUE LEVAR
Caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente — obrigatória para o Exame. O uso de outra cor impossibilita a leitura ótica do cartão de respostas.
Outros materiais, como lápis, borracha e lapiseira deverão ser depositados na embalagem porta-objetos a ser distribuída a todos os participantes antes da prova, e que deve ser guardada embaixo da carteira.
Preste atenção!
Confira alguns dos motivos que podem provocar eliminação do Enem:
- Qualquer consulta ou comunicação com outro participante.
- Usar lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros e quaisquer dispositivos eletrônicos.
- Deixar a sala antes antes de passadas duas horas desde o início do Exame.
COMO USAR O CADERNO DE QUESTÕES
Os cadernos são apresentados em cinco cores diferentes: azul, amarelo, branco, rosa e cinza.
Antes de iniciar a prova, o participante deve verificar se o caderno de questões contém a quantidade de questões indicadas no cartão de respostas.
O participante deve marcar nos cartões de resposta a opção correspondente à cor da capa do caderno de questões e transcrever, nos cartões de resposta, a frase apresentada na capa de seu caderno de questões. A frase não entra na prova — serve apenas como identificação do tipo de caderno apresentado ao candidato.
As folhas de rascunho e as marcações assinaladas nos cadernos de questões não serão considerados para fins de correção.
COMO FAZER A REDAÇÃO
A redação deve ser um texto "dissertativo-argumentativo de no máximo 30 linhas, desenvolvido a partir de uma situação-problema e de subsídios oferecidos sob a forma de textos motivadores".
Um texto dissertativo-argumentativo, conforme a página oficial do Enem na internet, "é um texto opinativo que se organiza na defesa de um ponto de vista sobre determinado assunto. Nele, a opinião do autor é fundamentada com explicações e argumentos. O texto é dissertativo porque disserta sobre um assunto, descreve-o, explica-o; e é argumentativo porque defende uma opinião e tenta convencer e cativar o leitor com argumentos."
O participante deverá desenvolver uma reflexão escrita sobre um tema de ordem política, social ou cultural.
Preste atenção!
O que pode provocar nota zero na Redação:
- Fugir do tema, não atendendo à proposta solicitada, ou desenvolver outro tipo de texto que não seja dissertativo-argumentativo (fazer a redação em forma de poesia, por exemplo)
- Entregar a folha em branco
- Escrever um texto muito pequeno (até sete linhas)
- Copiar os textos de apresentação do tema, em vez de desenvolver argumentos próprios
- Redação com desenhos ou xingamentos
- Texto com desrespeito aos direitos humanos (demonstração de racismo, por exemplo)
A PROVA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
No domingo, o participante deverá responder a cinco questões de Língua Estrangeira, conforme a opção escolhida no momento da inscrição (inglês ou espanhol).
Não há como trocar a opção no momento da prova.
Se o participante tiver dúvidas sobre a língua escolhida, pode conferir o cartão de confirmação da inscrição. Lá está registrada a escolha.
Na última hora
Confira recomendações que podem ser úteis nos últimos momentos antes da prova:
Procure relaxar
Não há muito o que se possa fazer faltando poucas horas (no caso da prova de hoje) ou apenas um dia (prova de amanhã). Por isso, tente relaxar o corpo e a mente fazendo algo de que gosta, como ir ao cinema. Mas lembre-se de que ficar um pouco nervoso antes de um evento importante é normal.
Evite estudar matéria nova
Algumas pessoas se sentem mais tranquilas se derem uma última revisada na matéria. Nesse caso, é melhor repassar um conteúdo que você já conhece do que tentar um novo. A chance de apreender o conteúdo é pequena, e uma eventual dificuldade de compreensão pode aumentar ainda mais o nervosismo.
Não se desgaste
No dia ou na véspera da prova, evite programas que possam provocar muito desgaste físico ou alterações de rotina que possam prejudicar o sono. Mantenha uma alimentação saudável e evite aborrecimentos desnecessários.
Repasse os temas da atualidade
É difícil prever qual será o tema da redação, mas costuma envolver alguma grande questão da atualidade. Por isso, sempre vale dar uma lida nos jornais do dia, nas revistas da semana ou no noticiário do rádio e da TV e refletir sobre qual seria seu posicionamento em relação aos grandes assuntos — como a crise mundial, casos de corrupção, ambiente e outros.
Planeje o uso do tempo
Antes de começar a fazer a prova, lembre-se de que tem, em média, três minutos para responder a cada questão. Além disso, é preciso preencher o cartão de respostas sem atropelos. No segundo dia, faça isso antes de começar a escrever a redação e não esqueça da prova de língua estrangeira.
Deixe passar os primeiros cinco minutos
Os primeiros minutos de uma atividade que tenha gerado algum grau de ansiedade prévia costumam ser os mais desconfortáveis. Conforme o professor de matemática e blogueiro do ClicRBS Gustavo Reis, o participante deve usar os primeiros cinco minutos para controlar suas emoções e ler alguns enunciados sem compromisso de responder às questões.
Dica ZH
Em caso de alguma dúvida de última hora, consulte o site www.enem.inep.gov.br
Fontes: professores Gustavo Reis e Martha de Andrade Silva
Em frente ao Colégio Júlio de Castilhos, na Capital, candidatos aguardam a prova dando a última lida nos conteúdos
Foto:
Bruino Alencastro
/
Zero Hora
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.