clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Ensino Superior  | 02/11/2012 09h39min

Reitora eleita na Univille promete gestão participativa

Sandra Furlan afirma ainda que vai tentar manter cursos de licenciatura, mesmo aqueles em baixa

Com 64,97% dos votos, a professora de educação ambiental e até então vice-reitora Sandra Furlan foi eleita na madrugada de quinta-feira reitora da Universidade da Região de Joinville (Univille). Sandra promete uma gestão participativa em 2013, quando substituirá Paulo Ivo Koentopp, no cargo desde 2004.

Comenta as polêmicas dívidas que Univille e Prefeitura de Joinville teriam entre si (a universidade fala em R$ 20 milhões); o desafio de manter as licenciaturas; e da ampliação da incubadora tecnológica. Entre os planos da chapa está criar um segundo curso de doutorado para que a Univille não perca o status de universidade frente às novas exigências do Ministério da Educação.

A Notícia - Que posição a senhora manterá frente à alegada dívida da Prefeitura com a universidade?
Sandra Furlan
– A história do ensino superior na região de Joinville se confunde com a da Univille, que fará 50 anos em 2015. A partir desta perspectiva, retomaremos as negociações com a nova gestão municipal, buscando o reconhecimento da Univille como patrimônio público do município.

AN – O que a Univille fará para reagir à queda constante no número de matrículas nos cursos de licenciaturas? Algum pode fechar?
Sandra
– A formação de professores é um desafio nacional que a Univille assumiu há 30 anos. Nossa gestão tem o compromisso de buscar parcerias com o poder municipal e estadual, participando de políticas nacionais de modo a manter as licenciaturas, essenciais ao desenvolvimento regional.

AN – O Parque de Inovação Tecnológica (Inovaparq) será ampliado? Como está o diálogo com universidades para parcerias?
Sandra
– O Inovaparq dispõe de uma incubadora de base tecnológica, agência de internacionalização de empresas e de transferência de tecnologia que dão suporte às sete empresas incubadas e às três instaladas. A construção do primeiro prédio foi viabilizada com apoio do Estado. A ampliação depende da liberação dos recursos de uma emenda parlamentar no Senado, que viabilizará a construção da sede do Inova@SC. A expectativa é que ocorra até o final de 2012.

 

A NOTÍCIA
Diorgenes Pandini / Agencia RBS

Atual vice-reitora diz que recursos para nova sede sairão em 2012
Foto:  Diorgenes Pandini  /  Agencia RBS


Comente esta matéria

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.