Enem | 01/11/2012 08h56min
Faltam dois dias para uma das provas mais importantes e também mais temidas pelos jovens do ensino médio deste Brasil afora. Em 3 e 4 de novembro, sábado e domingo, ao menos 100 mil pessoas em Santa Catarina vão parar o fim de semana todo para se concentrar em 180 questões e uma redação.
PDF: 10 dicas para não se dar mal
Elas terão entre quatro e cinco horas em cada dia para se dedicar, ao extremo, ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e, quem sabe, garantir uma vaga em uma (boa) universidade.
Sentiu o nervosismo? Bateu aquela ansiedade? Está ficando louco? Relaxe. Agora, não é mais hora de se descabelar por causa da prova. Se você estudou o suficiente ao longo de 2012, preparou-se com dicas de professores e muita leitura de jornais e portais de notícias, comece agora a respirar fundo para colocar este aprendizado em prática.
Mas se você não estudou e agora sentiu a pressão... Bom, dizem os especialistas que não há mais o que fazer.
— Os temas vistos no Enem são tratados nos terceiros anos desde o começo do ano. Os alunos que se dedicaram vão estar bem preparados —, observou Roberto Luiz Carneiro Júnior, coordenador do ensino médio do Colégio Bom Jesus/Ielusc.
O trio de amigas Paula Veick Vieira, 17 anos, Gabriela Heinzen, 18, e Samantha Tabarelli, 16, se sente pronto para a prova. As garotas confessam que estão ansiosas, mas com convicção de que tudo dará certo. Elas estudaram os temas para a prova o ano inteiro, pela manhã, em aulas de reforço à tarde e em casa também.
LEIA MAIS:
Turma do 3º ano do ensino médio do Bom Jesus teve aulões para o Enem
Turma do 3º ano do ensino médio do Bom Jesus teve aulões para o Enem
Foto:
Maiara Bersch
/
Agencia RBS
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.