A Educação Precisa de Respostas | 31/10/2012 08h22min
Esta quarta-feira é dia das bruxas, mas nada de sustos, galera. O Halloween, uma tradição mais comum nos países da América do Norte e Reino Unido, não dá medo no Brasil. Pelo contrário, a data festiva traz à tona uma boa discussão: a importância de um segundo idioma.
Duas escolas de Joinville, uma particular e outra pública, aproveitaram o dia para, além de festejar, mostrar a relevância do aprendizado da língua estrangeira no desenvolvimento de crianças e adolescentes. O domínio do idioma pode até interferir na autoestima do aluno, dizem os mestres.
A professora Eliete Gonçalves Mendonça é professora de inglês há 27 anos. Há 11 ela mora em Joinville e atua na rede pública e na Sociesc, onde já foi coordenadora de idiomas. Com tanta experiência, ela consegue refletir e afirmar: um segundo idioma é muito importante.
— Hoje em dia é fundamental. Se as crianças começarem desde cedo, ficará mais fácil. Ainda mais agora, que a região de Joinville vive um período interessante, com a vinda de empresas que exigem o envio de currículos já em inglês —, lembrou a professora.
Eliete é uma das que defendem que o inglês interfere diretamente na autoestima do estudante. Opinião semelhante tem a professora Valéria dos Santos Machado, que é diretora da escola Planeta Idiomas.
— Com um mundo cada vez mais globalizado, com a internet, os jovens aproveitam mais. Tanto para a sua vida quanto para ver um filme sem legenda e para o mercado de trabalho. Hoje, o inglês não é mais um diferencial. É essencial. Você se comunica em inglês na Espanha, na Alemanha —, observou Valéria.
— Para fazer mestrados e cursos é preciso de um segundo idioma e o inglês é opção. Muitos livros técnicos são nesta língua —, destacou Solange Medeiros de Oliveira, coordenadora da escola.
LEIA MAIS:
Simbologia e aprendizado
Um mês para comemorar
Alunos do Caic Professor Francisco Oliveira enfeitaram um andar todo
Foto:
Diorgenes Pandini
/
Agencia RBS
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.