Enem | 31/10/2012 04h02min
Hoje, amanhã e sexta-feira. São 72 horas até sábado, primeiro dia do Exame Nacional do Ensino (Enem). O teste está marcado para as 13h, mas é recomendável que os candidatos cheguem aos locais de prova ao meio-dia. Então, podemos acrescentar outras 12 horas à contagem regressiva.
Mas você ainda tem de ir à aula, se alimentar, fazer temas, ir no inglês, manter o quarto ao menos razoavelmente transitável, visitar a namorada ou o namorado e, sabe-se lá, nadar ou dar golpes de karatê. No meio de tanta coisa, você ainda tem de se deslocar de um lugar para outro — e é improvável que não encontre congestionamentos por aí. Subtraindo tudo isso, você terá, com alguma sorte, umas quatro horas ou cinco horas por dia para dedicar ao Enem.
Pois, nesta reta final, pise no freio — por mais paradoxal que a ideia soe dentro do jogo de palavras.
— Com essa proximidade ao Enem, é preciso diminuir o ritmo, fazendo intervalos de descanso ativo, em que o cérebro processa o estudo recente — avisa o psicólogo especialista em preparação para concursos Fernando Elias José.
Descanso ativo?
A ideia é a seguinte: você estuda normalmente durante um período de 50 minutos a uma hora. Em seguida, faz um intervalo de 10 a 15 minutos. Pode ser uma pausa para comer uma fruta, tomar um suco, ver TV, ouvir música, qualquer coisa. Durante essa paradinha, em que você pode dirigir sua atenção para algo menos complexo como misturar um copo de achocolatado, seu cérebro terá tempo para memorizar o que foi estudado.
Ao optar por um regime de quatro ou cinco horas de estudo sem intervalos, a tendência é que você memorize apenas o que viu no início e no fim. Em geral, se perde praticamente tudo o que ficou no meio. Com mais interrupções, seu cérebro consegue memorizar mais coisas, afinal, o início e o fim do estudo estão mais próximos.
Para que matéria serve a estratégia?
Você pode se beneficiar do descanso ativo para estudar qualquer tipo de conteúdo. Trata-se de um processo que facilita a memorização tanto de conceitos quanto de fórmulas. Portanto, a estratégia pode ser bastante valiosa para que o candidato supere algumas dificuldades que ainda persistem nesta reta final.
Como se organizar
Fique atento ao tempo de que você dispõe para estudar. Se pode se dedicar por cinco horas, das 13h às 18h, organize-se em turnos de 50 minutos, seguidos de 10 minutos de descanso. Assim, você poderá terá cinco ciclos. Se preferir dividir o tempo em quatro ciclos, faça turnos de uma hora, seguidos de 15 minutos de descanso.
Amanhã: invista na memória recente.
ZERO HORAGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.