Editorial | 29/10/2012 10h34min
A quinta pergunta da campanha institucional da RBS, "Por que 89% dos estudantes chegam ao final do Ensino Médio sem aprender o esperado em matemática", pode ser respondida com números, de acordo com reportagem publicada ontem neste jornal:
— O Brasil ficou em 57º lugar entre 65 países no aprendizado da matéria, no último Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa).
— Num estudo com 285 alunos do Ensino Médio, 92% disseram que o professor nunca utiliza a sala de vídeo, embora a escola tenha uma; 91% relataram que o professor nunca utiliza computador ou sala de informática; 61% disseram que o educador nunca utiliza jogos, reportagens de jornais ou revista ou outros materiais para dinamizar as aulas.
— A Prova Brasil mostrou que apenas 42,8% dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental sabem o esperado na disciplina — dominar adição, subtração e resolver problemas com notas e moedas.
— Por região, o percentual de estudantes de escolas públicas e privadas que alcançam o conhecimento esperado no 3º ano é o seguinte: Norte 28,3%, Nordeste 32,4%, Sudeste 47,9%,
Sul 55,7% e Centro-Oeste 50,3%.
— Por rede: Pública 32,6%, Particular 74,3%.
— Estudo feito com 62 escolas estaduais de Porto Alegre mostra percentual de estudantes que temem a matemática: 85,7% em escolas com baixo índice de reprovação, 100% em colégios com reprovação média, 83,3% em escolas com alto índice de reprovação.
— Entre as disciplinas que mais reprovam, a matemática é a campeã: matemática 46,8%, física 21%, química 8,1%;
— Relatório da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação mostrou que em 2007 o Brasil tinha um déficit de 245 mil professores de química, física e matemática.
São números e percentuais assustadores, quando se sabe que o aprendizado de matemática é indispensável para a formação profissional, para a vida dos cidadãos e para o próprio desenvolvimento do país. Muitos deles explicam porque os estudantes brasileiros temem a disciplina e chegam ao final dos seus cursos, quando chegam, sem dominar as operações básicas. Mas a explicação também pode ser dada em palavras, como fizeram os especialistas referidos no anúncio institucional publicado na edição de ontem: má formação de professores, falta de um programa de ensino bem estruturado, aulas desinteressantes, currículos descolados da realidade, planos de ensino incompatíveis com o desenvolvimento dos alunos, falta de liderança e capacidade gerencial de diretores e coordenadores pedagógicos.
O deplorável quadro constatado ao final do Ensino Médio apenas reflete o acúmulo de erros nas etapas anteriores. E esses erros, infelizmente, muitas vezes são cometidos por quem já passou pela barreira da matemática: governantes lenientes, gestores inaptos, profissionais despreparados e cidadãos pouco comprometidos com a educação dos filhos.
ZERO HORA
Entre as disciplinas que mais reprovam, a matemática é a campeã: 46,8%, seguida de física e química
Foto:
Fraga
/
Arte ZH
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.