clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Editorial  | 29/10/2012 10h34min

Editorial: Números que assustam

Muitos desses números explicam porque os estudantes brasileiros temem a disciplina e chegam ao final dos seus cursos, quando chegam, sem dominar as operações básicas.

A quinta pergunta da campanha institucional da RBS, "Por que 89% dos estudantes chegam ao final do Ensino Médio sem aprender o esperado em matemática", pode ser respondida com números, de acordo com reportagem publicada ontem neste jornal:

— O Brasil ficou em 57º lugar entre 65 países no aprendizado da matéria, no último Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa).

— Num estudo com 285 alunos do Ensino Médio, 92% disseram que o professor nunca utiliza a sala de vídeo, embora a escola tenha uma; 91% relataram que o professor nunca utiliza computador ou sala de informática; 61% disseram que o educador nunca utiliza jogos, reportagens de jornais ou revista ou outros materiais para dinamizar as aulas.

— A Prova Brasil mostrou que apenas 42,8% dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental sabem o esperado na disciplina — dominar adição, subtração e resolver problemas com notas e moedas.

— Por região, o percentual de estudantes de escolas públicas e privadas que alcançam o conhecimento esperado no 3º ano é o seguinte: Norte 28,3%, Nordeste 32,4%, Sudeste 47,9%,

Sul 55,7% e Centro-Oeste 50,3%.

— Por rede: Pública 32,6%, Particular 74,3%.

— Estudo feito com 62 escolas estaduais de Porto Alegre mostra percentual de estudantes que temem a matemática: 85,7% em escolas com baixo índice de reprovação, 100% em colégios com reprovação média, 83,3% em escolas com alto índice de reprovação.

— Entre as disciplinas que mais reprovam, a matemática é a campeã: matemática 46,8%, física 21%, química 8,1%;

— Relatório da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação mostrou que em 2007 o Brasil tinha um déficit de 245 mil professores de química, física e matemática.

São números e percentuais assustadores, quando se sabe que o aprendizado de matemática é indispensável para a formação profissional, para a vida dos cidadãos e para o próprio desenvolvimento do país. Muitos deles explicam porque os estudantes brasileiros temem a disciplina e chegam ao final dos seus cursos, quando chegam, sem dominar as operações básicas. Mas a explicação também pode ser dada em palavras, como fizeram os especialistas referidos no anúncio institucional publicado na edição de ontem: má formação de professores, falta de um programa de ensino bem estruturado, aulas desinteressantes, currículos descolados da realidade, planos de ensino incompatíveis com o desenvolvimento dos alunos, falta de liderança e capacidade gerencial de diretores e coordenadores pedagógicos.

O deplorável quadro constatado ao final do Ensino Médio apenas reflete o acúmulo de erros nas etapas anteriores. E esses erros, infelizmente, muitas vezes são cometidos por quem já passou pela barreira da matemática: governantes lenientes, gestores inaptos, profissionais despreparados e cidadãos pouco comprometidos com a educação dos filhos.

ZERO HORA
Fraga / Arte ZH

Entre as disciplinas que mais reprovam, a matemática é a campeã: 46,8%, seguida de física e química
Foto:  Fraga  /  Arte ZH


Mais Notícias

A Educação Precisa de Respostas  30/01/2016 16h58min
'Projeto Resgate' entrega apostilas e materiais para alunos de Joinville

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.