A Educação Precisa de Respostas | 26/10/2012 10h23min
Uma prática curiosa, que atinge 130 países, entrou em atividade nesta sexta-feira de manhã em Balneário Camboriú. Por meio do Bookcrossing - que, traduzido, significa livros viajantes - distribuiu 600 livros por 10 diferentes pontos da cidade. Com balões pendurados para chamar a atenção, aos poucos, as obras começaram a ganhar donos temporários. Isso porque os livros encontrados são levados para casa e, depois de lidos, são deixados em qualquer local público, para que outra pessoa também possa achá-lo.
A diarista Luísa Marinho, 34 anos, encontrou um dos livros na Avenida Atlântica por volta das 7h, quando seguia para o trabalho. A surpresa foi tão grande, que ela já saiu foleando a obra, que conta a história da cidade de Itajaí.
- Eu achei muito legal, até porque tenho três filhas e gosto muito de ler. Essa é a única forma de fazer a diferença por meio do conhecimento - diz.
Em Santa Catarina, o único ponto fixo de Bookcrossing fica em Blumenau, no Centro Municipal de Estudos Pedagógicos (Cemep), mas a ideia é ampliar. Ainda neste mês, as bibliotecas comunitárias da Univali em Balneário Camboriú e Florianópolis também serão pontos oficiais do Bookcrossing.
- Com o ponto fixo, a arrecadação de livros continuará sendo feita. Quem quiser doar bastar deixar na biblioteca, que nós libertaremos o livro para a manutenção do projeto - explica Camila Uberto, que faz parte da organização da prática em Balneário Camboriú.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.