A Educação Precisa de Respostas | 26/10/2012 05h31min
A partir de 2014, Caxias do Sul terá uma escola ecologicamente correta. A Escola da Ecologia, como já é chamada pela prefeitura, será erguida com materiais sustentáveis e ficará no bairro Cidade Nova. Ainda não há data para início da obra, porque a licitação para contratação da construtora está em andamento.
O projeto foi elaborado pelo arquiteto Tarciso Viero e pelo engenheiro José Gabriel Gonçalves, ambos da Secretaria do Planejamento. A sustentabilidade começa pela área escolhida, próxima a área verde. Viero explica que a construção vai poupar energia e gerar poucos resíduos, porque 90% do prédio será erguido com peças pré-fabricadas.
A escola terá telhas translúcidas para aproveitar a luz solar e será preparada para coletar água da chuva. Bicicletários incentivarão alunos, professores e funcionários a pedalar até o colégio. Estão previstos compartimentos para separação do lixo e lâmpadas econômicas. Nas janelas haverá brises, peças que ajudam a controlar a incidência do sol.
O colégio terá nove salas de aula e sala multiuso, além da área de apoio, como banheiros, secretaria, biblioteca, refeitório e laboratório de informática. Na área externa, quadra poliesportiva e parque infantil. O projeto prevê reserva técnica para futura ampliação. Segundo a secretária da Educação, Jaqueline Marques Bernardi, a previsão é de que receba cerca de 500 alunos a partir de 2014. O custo é orçado em aproximadamente R$ 2,3 milhões.
A Escola da Ecologia é um projeto piloto. Se a ideia der certo, a prefeitura pretende investir em sustentabilidade em outras obras, adianta Viero.
Arte mostra como deve ser a escola, projetada para entrar em funcionamento em 2014
Foto:
Projeto de José Gabriel Gonçalves e Tarciso Viero, divulgação
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.