Educação Básica | 22/10/2012 12h58min
Daline Senna Aires devora um livro a cada dois dias. Seus preferidos são os de poesia, que prefere ler à noite, antes de dormir. Alguns poemas estão até decorados. Moradora da periferia de Rio Grande, no sul do Estado, Daline tem apenas nove anos.
A menina é o caso mais bem-sucedido do projeto da professora Denise Silveira Costa, organizadora voluntária da biblioteca da escola municipal Zelly Esmeraldo. Localizado no bairro Cidade de Águeda, um dos pontos de maior vulnerabilidade do município, o colégio de 450 alunos criou um programa para incentivar o hábito da leitura.
Pouco mais de 150 estudantes do turno da manhã ficaram sócios da biblioteca e podem pegar emprestados, por uma semana, os livros que quiserem. Se terminarem a leitura e quiserem antecipar devolução e novo empréstimo,estão liberados.
Foi assim que Daline chegou aos impressionantes 90 livros retirados entre o início de abril e o final de setembro. E ela garante ter lido todos. Para provar,comenta uma parte de cada um,com detalhes sobre tudo.
Assim, na média, lê, em quatro dias, o que os brasileiros leem em um ano. De acordo com um estudo encomendado pelo Instituto Pró-Livro, a média no país é de quatro livros por ano para cada habitante.
Caçula de cinco filhos, Daline está no 3º ano do Ensino Fundamental. Sabe ler e escrever com fluência e naturalidade. Diz estar em dúvida sobre seu futuro profissional. Não sabe se quer ser veterinária ou atriz:
– Gosto muito de cães e gatos, quero cuidar deles. Mas também acho legal trabalhar na TV.
É educada. Enquanto a professora Denise e a vice-diretora Luiza Helena Monte estão falando, presta atenção. Só fala quando é chamada. Agradece os elogios recebidos por sua habilidade de leitura. Pede, por favor e licença para voltar a brincar: é Dia das Crianças e a escola promove uma sessão de brincadeiras para os alunos. Ela estava na fila para brincar no pula-pula.
– Credito esse temperamento dela à leitura. Daline é uma pessoa diferente, que consegue, com os livros, superar dificuldades – comenta Luiza Helena.
Bastante madura, nunca apresentou problemas disciplinares ou notas baixas. Pelo contrário, é aluna exemplar. Daline e outros 14 colegas receberão, amanhã, uma premiação especial pelos livros lidos. É o ponto final da promoção da biblioteca. Um incentivo para manter o hábito no ano que vem. Eles foram os alunos que mais retiraram livros em 2012. Crianças como Carla Maria Silveira Dias, nove anos, e Everton Brum Cunha,10 anos. Os dois chegaram a 57 obras lidas. Eles têm a mesma característica de Daline: são desenvoltos,educados e simpáticos.
Ler só traz benefícios
Para especialistas, a quantidade de livros “digeridos” por Daline a colocarão em uma posição diferenciada em relação a outros colegas. Conforme a professora do Instituto Superior de Educação de Ivoti e doutora em educação Luciana Facchini, as pesquisas mostram que, quanto mais cedo a criança começar a ler e gostar de ler, mais ela aprenderá, desenvolverá concentração e, como consequência, vai adquirir maior ritmo de leitura, se tornando um leitor voraz.
– Será que a Daline está lendo demais, ou os outros leem de menos? – questiona Luciana.
Para a especialista, livros de literatura infantil têm em média 20 páginas e podem ser lidos por qualquer criança em dois dias, sem comprometer qualquer outra atividade. Luciana aponta que, quando a família ou a escola estimulam e encontram o terreno fértil, a criança pode encontrar na leitura um paraíso.
Daline e outros 14 colegas receberão premiação especial na escola Zelly Esmeraldo, em Rio Grande
Foto:
Marcio Gandra
/
Especial
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.