clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Educação Básica  | 19/10/2012 17h49min

Escolas do Rio Grande do Sul representam o Estado na Olimpíada Brasileira de Robótica

Evento começa hoje e vai até domingo, quando serão anunciados os vencedores

Quando o robô Curiosity pousou em Marte no último mês de agosto, os alunos da escola Heitor Villa Lobos postaram a notícia no Facebook, admirados com o feito. A divulgação do feito científico é uma das tantas evidências de que os estudantes porto-alegrenses pensam longe. A escola municipal é umas das duas instituições gaúchas que participam da Olimpíada Brasileira de Robótica, que inicia hoje.

Quatro meses depois de participarem do RoboCup Junior, a etapa mundial do evento, 14 estudantes da escola municipal estão em Fortaleza, no Ceará. É lá que acontece a edição nacional da olimpíada, da qual participam pela segunda vez. Se conseguirem uma boa classificação, como no ano passado, a escola poderá representar novamente o país na etapa mundial, que acontece em 2013 na Holanda.

— É uma grande satisfação e um enorme orgulho estar aqui. Os alunos estão muito animados, ainda mais com o resultado do ano passado. Nós incentivamos muito eles, mas mostramos que, acima de tudo, o importante é participar— afirma Cristiane Cabral, professora que trabalha com robótica desde 2007.

Além da equipe Lobóticos, a OBR irá receber alunos da equipe ATX, que representa a escola Professor Anísio Teixeira. A Competição Brasileira de Robôs, evento que ocorre em conjunto com a olimpíada, irá receber três equipes gaúchas. Participam do evento, além da Lobóticos, as equipes Elétrica, da escola Timbaúva, e a Ildobótica, da escola Governador Ildo Meneghetti. A Mostra Nacional de Robótica, que divulga pôsteres e protótipos de pesquisa, recebe as escolas Alfonso Guerreiro Lima, Ildo Meneghetti, José Mariano Beck e Anísio Teixeira. Por viajarem a convite do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), as quatro instituições de ensino podem ser contempladas com uma bolsa do órgão, que promove os três eventos.

A crescente participação das instituições de ensino do Rio Grande do Sul anima a coordenadora de Inclusão Digital da Secretaria Municipal de Educação, Daniela Bortolon da Silva. Em 2011, a Heitor Villa Lobos foi a única instituição de ensino a participar da OBR, em Minas Gerais.

— A gente percebe uma mudança motivacional. Os alunos ficam muito envolvidos com a pesquisa. É um movimento fantástico em busca do conhecimento, em que os alunos resgatam o gosto pela escola —, diz.

Ao meio-dia do próximo domingo, 21, deve ser divulgado o resultado da competição, definindo o destino dos alunos em 2013. Se é pouco provável que até ano que vem os estudantes ultrapassem os limites da órbita terrestre, chegar à Europa já é um bom começo.


Mais Notícias

A Educação Precisa de Respostas  30/01/2016 16h58min
'Projeto Resgate' entrega apostilas e materiais para alunos de Joinville

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.