Ensino Superior | 19/10/2012 12h46min
A pesquisadora Márcia Barbosa, atual diretora do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), foi laureada nesta sexta-feira com um dos cinco prêmios L'Oréal-Unesco Para Mulheres na Ciência 2013.
Especializada numa área da física chamada mecânica estatística, Márcia, que é carioca de nascimento, mas mora no Rio Grande do Sul desde a infância, foi premiada por ter descoberto uma anomalia na água que pode melhorar a compreensão de uma grande diversidade de fenômenos no comportamento das proteínas, considerada essencial para o tratamento de certas doenças, destacaram a Unesco e a multinacional francesa de cosméticos em comunicado.
O prêmio L'Oréal-Unesco foi criado há 15 anos para promover os trabalhos pioneiros na ciência. As ganhadoras de 2013 procedem dos cinco continentes e receberão o prêmio de US$ 100 mil no dia 28 de março, na sede central da Unesco, em Paris. As homenageadas foram selecionadas "pela dedicação ao trabalho e por pesquisas inovadoras e fundamentais em diferentes campos científicos".
— Faço teoria e modelagem para compreender o comportamento da água. Parece uma coisa tão simples, mas a água tem comportamentos extremamente inusitados, e como todo o nosso organismo está imerso em água, esse comportamento afeta nossas proteínas, nossas células, nosso DNA — disse Márcia, em entrevista a Zero Hora, em agosto passado, logo depois de ser eleita conselheira da Sociedade Americana de Física.
As outras ganhadoras do prêmio são Francisca Nneka Okeke, da Universidade da Nigéria, Pratibha Gai, da Universidade britânica de York, Reiko Kuroda, da Universidade das Ciências de Tóquio, e Deborah Jon, da Universidade do Colorado. A diretora-geral da Unesco, a búlgara Irina Bokova, afirmou que "estas cinco mulheres fornecem ao mundo uma compreensão mais minuciosa do funcionamento da natureza e são fonte de inspiração para todos".
— Seus descobrimentos modificam nossa maneira de ver e pensar em numerosos campos das ciências físicas e ampliam as fronteiras da ciência e da tecnologia, podendo transformar nossas sociedades — destacou Irina.
O programa Para as Mulheres e a Ciência, que em 15 anos já premiou 77 mulheres, inclui, a cada ano, uma série de bolsas de estudos voltadas para pesquisas internacionais, regionais e nacionais.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.