Educação Básica | 16/10/2012 10h53min
Camiseta com o símbolo do Batman, calça jeans e tênis. A figura do professor Gelson Weschenfelder está longe se parecer com a de filósofos gregos. Sem usar métodos clássicos em sala de aula, o educador é adorado pelos estudantes por inovar no ensino de Filosofia na Escola Técnica Estadual, em Portão, no Vale do Sinos.
As aulas de Gelson são inspiradas em brincadeiras, super-heróis e nas experiências do cotidiano dos adolescentes do Ensino Médio. O estilo atraiu os jovens e criou um elo entre professor e estudantes.
— É algo que eu gostaria que meus professores tivessem feito. Brincando, o conhecimento se torna mais divertido, mas sem perder o conteúdo — explica o educador.
O método logo transformou desconfiança em admiração. Hoje, as aulas são aguardadas com ansiedade pelos alunos, que retribuem expondo mais ideias e se expressando melhor. Para alegria deles e do professor.
Estilo virou referência para escola
Quando o professor chegou à escola, as aulas já haviam começado. Mesmo assim, ele decidiu inovar. Hoje, os alunos dizem que os resultados são melhores porque o método é mais atraente do que o tradicional.
— Alguns colegas que estavam parando de vir à escola voltaram a frequentar as aulas, pois o professor mostrou se importar com o aluno, se estamos interagindo e aprendendo — diz o estudante do 3º ano do Ensino Médio, Márcio de Mello Rodrigues.
Hoje, Gelson é inspiração até para os outros professores, garante o diretor da escola, Fabiano Santos:
— A partir da chegada de um profissional com ideias diferentes, outros educadores passaram a buscar coisas novas para suas disciplinas.
Aulas menos tradicionais conquistaram estudantes e se tornaram exemplo em Portão, no Vale do Sinos
Foto:
Miro de Souza
/
Agencia RBS
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.