clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 16/10/2012 04h41min

Saiba como se preparar nos momentos finais antes da prova

Especialistas recomendam diminuir o ritmo dos estudos na reta final

A pouco mais de duas semanas do teste, é hora de otimizar os estudos. Pare e reavalie a qualidade do tempo passado em meio a livros e cadernos. Quantidade de horas não significa eficiência. De agora até o final de semana do exame, muito menos. Alguns especialistas aconselham inclusive tirar o pé do acelerador nos dias imediatamente anteriores, optando pelo descanso.

O foco do estudo agora deve estar nas grandes dúvidas. Fazer de conta de que elas não existem até impede o descanso efetivo. É desaconselhável passar horas sem direção clara. Crie pequenas tarefas e cumpra-as com objetividade.

É o momento de repassar o conteúdo daquela matéria de que você não gosta muito, à procura de fragilidades que possam ser revertidas. Mantenha ritmo de estudo e evite mudanças bruscas de rotina para não se angustiar

ORGANIZE O TEMPO

Treine

Busque as propostas de redação das edições anteriores do Enem e faça o texto pedido. Ou eleja temas da atualidade e treine propostas de ações, como se estivesse na prova. Esse é um dos pontos mais falhos das redações. Peça ao seu professor que o ajude na avaliação do texto.

Simule

Fazer as provas de edições anteriores é estratégia dos melhores colocados. A vantagem vai além da mera medição de como anda sua preparação: ajuda a se familiarizar com o tipo de prova. Aproveite para cronometrar o tempo e saber quantos minutos você leva para vencer as questões.

Gráficos, tabelas e mapas

Muitas questões do Enem trazem informações em gráficos, tabelas e mapas. Você tem familiaridade com eles? Entender o que dizem e como dizem é determinante para a resposta. Acostume-se a estudar os conteúdos de história e geografia com um mapa ao lado. Visualize o país e a região, compreenda sua vizinhança, estabeleça relações entre o que acontece em um país e em outro a partir do mapa.

Você viu?

Em um levantamento minucioso, a revista Veja (6/05/2012) elencou os conteúdos que mais aparecem nas provas do Enem. Vale pesquisar a publicação. Você vai descobrir, por exemplo, que pré-história é pouco cobrado na prova de história, assim como trigonometria na de matemática; que meio ambiente é o tema preferido em geografia e que, considerando a pesquisa nas edições anteriores, é preferível treinar interpretação de texto do que figuras de linguagem ou regras gramaticais.

Matriz de referência

Na área destinada ao Enem no portal do Inep, vá até Conteúdos das Provas e acesse Matrizes de Referência. Quase no final do documento, a partir de "Anexo", você vai encontrar todo o conteúdo que pode ser cobrado. É extenso, não se apavore. Pergunte-se a cada descrição: estou seguro em relação a isso? Se não estou, o que ainda posso fazer?

Check-list

Repasse o conteúdo, prova a prova, e monte uma lista do que pode ser um problema no dia do exame. Para cada item, estabeleça uma tentativa de solução. Por exemplo, propor que um colega ou amigo que sabe mais daquele conteúdo o ajude com as dúvidas. Anote também o dia ou as horas que vai destinar a isso. Ou busque em provas anteriores questões sobre o tema.

ZERO HORA

Mais Notícias

A Educação Precisa de Respostas  30/01/2016 16h58min
'Projeto Resgate' entrega apostilas e materiais para alunos de Joinville

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.