Ensino Fundamental | 12/10/2012 06h07min
Desde 2006, as escolas passaram por uma mudança que acrescentou um ano de estudos no Ensino Fundamental. Para fazer isso, cada uma foi no seu ritmo. O Colégio Dom Bosco, na zona norte de Porto Alegre, mudou de cara e acrescentou o nono ano em seguida. Já extinguiu da 1ª até a 6ª série. Este, é o último ano da 7ª série. No próximo, começam a implantar o 8º ano.
A coordenadora pedagógica da escola, Maria Elvira Menegassi, diz que tudo está acontecendo de um jeito tranquilo:
— As famílias assimilaram bem e os alunos estão integrados. Turmas de anos e de séries participam das mesmas atividades: feiras, eventos e recreios.
Uma das perguntas que pais e professores do Dom Bosco se fazem é: "com que maturidade esses alunos chegam nos anos mais avançados, já que começam mais cedo na escola?"
Elvira diz que percebe coisas boas, como uma maior habilidade para aprender os conteúdos e entender o que o professor está explicando.
Em dois anos, o colégio espera estar totalmente integrado à nova modalidade. Porém, a maioria das escolas só deve terminar esse processo até 2015. Aquele modelo em que os seus pais estudaram, de 1ª a 8ª série, deixará de existir.
Preocupadas com o futuro, as crianças do Conselho Mirim de Zero Hora propuseram um desafio. No Dia das Crianças, queriam que ZH explicasse de novo como funciona esse sistema do 9º ano.
Clique aqui e veja a matéria completa
Veja as respostas para as principais dúvidas:
Quando foi implantada a mudança?
Em 2006, o Ministério da Educação determinou que todas as escolas, públicas e particulares, deveriam começar com o sistema de ensino em nove anos. É uma lei federal. As escolas levaram um tempo para se adequar. Algumas começaram em 2006, mas a maioria iniciou em 2007. Na rede estadual, foi em 2009.
Para que serve essa mudança?
Em vários países, o sistema de nove anos já é uma prática. Os três anos iniciais, que são de alfabetização, se complementam. Por isso, especialistas dizem que, ao entrar com seis anos na escola, dá mais tempo para a adaptação. Eles acreditam também que, nessa idade, as crianças já têm condições de aprender a ler e a escrever, porém de uma forma mais gradual, com espaço para brincadeiras. Aí, quando elas forem para o segundo ano é que vão precisar se concentrar mais para escrever histórias e ler livros mais longos.
Eu estou na quinta série e acho que vou rodar. Acontece que a minha escola não terá mais a quinta série no ano que vem. O que vai acontecer comigo?
Nesse novo formato, enquanto os anos são implantados, as séries são extintas. Então, você tem a opção de cursar o sexto ano em 2013, já que eles têm currículos compatíveis. Mas aí, terá de mudar de sistema de ensino. Para evitar esse impasse, as escolas estão investindo em reforço escolar sempre que percebem que o aluno apresenta com dificuldades.
Com quantos anos poderei ingressar no primeiro ano escolar? Tenho que ter feito aniversário até que data?
Podem ingressar no 1° ano as crianças que completarem seis anos até o dia 31 de março. Quem fizer seis anos a partir desta data terá de estudar na Educação Infantil e esperar o próximo ano para entrar no Ensino Fundamental.
Porque meus pais ficam tão inseguros com essa mudança?
Toda mudança gera expectativa, e o novo ensino está fazendo com que os alunos entrem mais cedo nas escolas. Muitas famílias acreditam que a criança com seis anos ainda não tem maturidade. Mas os professores defendem que não tem problema nenhum começar o colégio mais cedo, que é legal conviver com as crianças mais velhas e ter oportunidade de contato com a alfabetização desde cedo, de ter livro, caderno, tema de casa e etc.
Eu vou ficar um ano a mais na escola se estiver no sistema de nove anos?
Se você for bem nas aulas, não. Será tudo igual como era antes. A ampliação dos anos ocorre no início da vida escolar. O que em algumas escolas era chamado de jardim B ou jardim 3, agora é o primeiro ano.
Por lei, o aluno pode terminar o período escolar no sistema que ele ingressou?
Sim.
Porque têm alunos da sexta série e do sexto ano no meu colégio. O que nós temos de diferente?
São ensinos diferentes. Quem está na sexta série, faz parte de um sistema de oito anos de duração, que aos poucos está terminando. Quem está no 6° ano entrou na escola mais cedo, num novo sistema, que vai até o 9° ano. Este aluno é mais novo que um de sexta série. Os conteúdos em sala de aula também são diferentes. Pra diferenciar as turmas que estão no sistema que está sendo criado, muitas escolas substituíram o nome série por ano.
Teve uma mudança de currículo? Os conteúdos em sala de aula mudaram? Como?
Até o terceiro ano o aluno não pode ser reprovado na rede pública. Os professores entendem que todo este período é necessário para aprender a ler e escrever. Na rede privada é diferente, as escolas têm autonomia para decidir se irão reprovar ou não o aluno. Como ainda é tudo muito novo, disciplinas e conteúdos ainda estão sendo revistos, conforme a legislação.
Até que ano isso deve se normalizar?
O Ensino Fundamental com duração de oitos anos está em extinção. Espera-se que até 2015 ele não exista mais.
Fontes: Mirna Locatelli da Silva, coordenadora-adjunta da gestão de aprendizagem da Secretaria Estadual de Educação, e Naime Pigatto, assessora pedagógica e de legislação educacional do Sinepe/RS
ZERO HORAGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.