Educação Básica | 10/10/2012 10h44min
O Colégio Estadual Manoel Ribas, o Maneco, uma das mais tradicionais e antigas instituições de ensino de Santa Maria, desenvolve desde 2007 a Feira das Etnias, atividade para fazer com que os alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio conheçam mais a cultura de diversas nacionalidades. Segundo a vice-diretora da escola, Rosângela de Freitas, a atividade mexe com toda a escola.
O grande interesse em participar da feira fez com que os professores das disciplinas de geografia, história, literatura e sociologia tenham montado uma peneira para selecionar aqueles alunos que estejam mais afiados sobre aspectos históricos, culturais, gastronômicos e literários dos países escolhidos. Rosângela conta que os alunos são submetidos a uma série de questionamentos sobre os países. O crivo é necessário, conforme a educadora:
_A escolha por países se deu por afinidade. Os alunos precisam saber o histórico do país. E, para isso, é preciso estar afiado nos conhecimentos. O envolvimento dos alunos é muito intenso. Tanto é que, de 45 a 60 dias antes (da Feira das Etnias), os alunos já estão estudando tudo sobre o país escolhido. É gratificante o retorno.
Segundo a professora, os alunos alugam e, até mesmo, confeccionam muitas das roupas típicas. Neste ano, 150 alunos se dividiram em 27 grupos que representaram o mesmo número de nacionalidades. Entre os países presentes estiveram África do Sul, Argentina, Austrália, Chile, Estados Unidos, Grécia, Índia, Inglaterra, Japão, México, Portugal, entre outros.
Alunos do 1º ano realizam seminário integrados
De acordo com a vice-diretora, a obra no ginásio do colégio fez com que a feira não ocorresse no local. As atividades ocorreram ontem no salão nobre da escola e tiveram a visitação de mais de 700 alunos. A sexta edição da feira deste ano contou com a participação de apenas os alunos do 2º e do 3º anos da escola. Os alunos do 1º ano, que também se envolveram nas edições anteriores, neste ano ficaram de fora. Os 600 alunos de 21 turmas do 1º ano se envolveram com a realização de atividades que propõem mudanças envolvendo interação entre disciplinas e uma educação mais voltada à realidade dos alunos, os seminários integrados. O resultado do trabalho dos alunos será conhecido em novembro.
O Japão foi uma das nacionalidades representadas durante a Feira das Etnias. Atividade já está na sexta edição
Foto:
Claudio Vaz
/
Agencia RBS
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.