Educação Infantil | 09/10/2012 08h46min
Nutricionistas, cientistas e, talvez, astronautas. Quem sabe qual será o futuro dos alunos do pré-B da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Nóbrega, no bairro Nossa Senhora das Dores, em Santa Maria, daqui a 10, 20 anos? Certo é que eles já podem contribuir com a missão da Nasa a Marte em 2030. As crianças, de 5 e 6 anos, elaboraram uma sugestão de cardápio para a alimentação dos astronautas durante a expedição.
A curiosidade, característica da infância, foi o que motivou o início do projeto desenvolvido na escola desde meados de setembro.
_ Um dia, Oliver (aluno da turma) levou um astronauta de brinquedo na aula e uma nave. Isso despertou a curiosidade das crianças, que queriam saber o que e como os astronautas se alimentavam _ conta a professora Cátia Bairro Ferreira.
Para sanar as dúvidas dos alunos, a professora pediu a ajuda do Observatório BioAstronômico Cosmos em Itaara, que intermediou um contato por e-mail com a coordenadora do setor de alimentação da Nasa. A partir daí, foi elaborada uma programação da pré-escola para a Semana Mundial do Espaço, que começou na quinta-feira passada e vai até amanhã. Em cada dia, houve uma atividade diferente. Os alunos vestiram roupas de astronautas, aprenderam sobre Marte, fizeram desenhos, confeccionaram foguetes feitos à base de garrafas PET e elaboraram um cardápio com dois recheios de pizza para enviar à Nasa.
_ Aprendi que tem gelo em Marte _ comentou Isadora Bevilaqua, 6 anos.
A ideia de sugestão culinária surgiu porque, segundo Hernán Mostajo, coordenador do Observatório Cosmos, a Missão Marte 2030 deverá ser a primeira em que os astronautas poderão cozinhar em outro planeta e, também, a estreia da pizza no cardápio das missões espaciais. Ainda conforme Mostajo, esta seria a primeira vez que um país latino-americano sugeriria um cardápio à Nasa:
_ Em 2030, eles (alunos) terão idade para serem astronautas.
Os recheios foram escolhidos para compor as cores simbólicas do Rio Grande do Sul _ o vermelho, o verde e o amarelo. A partir daí, os pequenos colocaram a mão na massa. A pizza salgada ganhou molho de tomate, pimentão vermelho, milho e ervilha. A doce foi recheada de confetes, chocolate branco e preto. Fotos e imagens em vídeo serão enviadas à Nasa, que avaliará a possibilidade de incluir a sugestão no cardápio. Na última sexta-feira, os "mestres-cucas" experimentaram as pizzas.
E houve quem projetou o futuro.
_ Quero ser astronauta. Achei legal o jeito que eles tomam água _ disse Oliver Silva, 6 anos, sobre a falta de gravidade nos ônibus espaciais.
DIÁRIO DE SANTA MARIA
Os pequenos alunos da Escola Municipal Padre Nóbrega colocaram a mão na massa em atividade na última sexta-feira
Foto:
Ronald Mendes
/
Agencia RBS
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.