Educação Básica | 04/10/2012 06h08min
A mesma desenvoltura que o professor e escritor carioca Carlos Rodrigues Brandão, 72 anos, demonstra ao discorrer sobre educação é percebida nas suas manifestações em torno de um importante tema social: a leitura.
O também psicólogo é bem objetivo ao falar da necessidade de fortalecer a presença das narrativas e do poético na vida das pessoas. Segundo ele, a literatura humaniza. Daí a necessidade dela estar presente no cotidiano dos povos. Brandão chega a Caxias nesta quinta-feira, para abrir o 19º Encontro Estadual de Leitura — Proler, que se inicia às 20h, no Teatro Pedro Parenti da Casa da Cultura, integrando a programação da 28ª Feira do Livro de Caxias.
Mestre em antropologia pela Universidade de Brasília, doutor em Ciências Sociais e com estudos de pós-doutorado em antropologia, Brandão é, atualmente, docente no Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e professor visitante da Universidade Federal de Uberlândia.
Seu olhar sobre a educação e a relevância da leitura tanto nos ambientes de ensino como fora deles vem inquietar, chacoalhar e provocar o público-alvo do Proler, ou seja, professores de ensino fundamental e médio, bibliotecários, equipes diretivas e pedagógicas, alunos dos cursos de graduação em Letras e Pedagogia e comunidade interessada na promoção da leitura.
Por e-mail, Brandão conversou com o Pioneiro e destacou que "a leitura continua sendo, e será por muito e muito tempo ainda, o maior e o mais humano e essencial instrumento do aprender a saber".
— Um dos maiores problemas vividos por educadores de todo o mundo é uma perda crescente do interesse sobretudo de jovens pela leitura persistente e atenta. Não falo apenas da leitura pro gasto, ou seja, aquela que se faz apenas para tarefas escolares através de livros didáticos. Falo do costume de ler como um hábito de formação do espírito humano. Livros são ainda e serão por muito tempo os veículos mais confiáveis da sabedoria da humanidade. Livros não constituem apenas um dos caminhos para o "ensinar e aprender". Livros são como o guia que, neste caminho, vai à frente e desafia professores e alunos a prosseguirem na senda do conhecimento, através da leitura.
Proler
O Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler) é um projeto de valorização social da leitura e da escrita vinculado à Fundação Biblioteca Nacional e ao Ministério da Cultura. Presente no país desde 1992, o Proler tem comitês organizados em cidades brasileiras. Em Caxias, as oficinas do 19º Proler ocorrem nesta sexta-feira (05/10), na Universidade de Caxias do Sul (UCS). O encerramento será na manhã do sábado (06/10), no auditório da Feira do Livro, com a presença dos oficineiros e a mediação de Domingas Colombo Giacomin. Também haverá participação da mestre em educação e coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal da Educação (Smed) Flávia Melice Vergani. As inscrições para o Proler já se encerraram. Mais informações: pelo pelo site http://www.caxias.rs.gov.br/ppel.
O também psicólogo é bem objetivo ao falar da necessidade de fortalecer a presença das narrativas e do poético na vida das pessoas
Foto:
Gilson Goulart, divulgação
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