Educação Básica | 29/09/2012 16h01min
Há um mês, no lançamento da campanha A Educação Precisa de Respostas, o ministro Aloizio Mercadante afirmou em Porto Alegre que uma das suas maiores preocupações é o 6º ano do Ensino Fundamental. Trata-se de um momento dramático na vida dos estudantes brasileiros. É quando eles passam a ter um professor por disciplina e a estudar uma série de matérias novas.
Tudo muda de uma hora para outra, e o resultado é o aumento das taxas de reprovação. Nessa fase, com a conquista de autonomia por parte do adolescente, os pais em geral já se afastaram da rotina escolar. Isso é um erro. Esse é um dos momentos em que eles precisam estar mais presentes e atuantes, para garantir que seus filhos não fiquem para trás.
Não confunda autonomia com abandono
_ Lembre-se de que acompanhar a vida escolar do filho, mesmo quando ele já é bastante autônomo, não significa pagar mico.
_ Pergunte, com real interesse e disposição para ouvir, como foram as aulas, o que foi ensinado e o que ele achou de mais interessante.
_ Olhe os cadernos e os livros. Verifique se há anotações e se os exercícios propostos estão completos e corrigidos.
Seja presente na escola
_ Participe das reuniões de pais e mestres e solicite oportunidades para conversar com os coordenadores.
_ Tente conhecer todos os professores de seu filho.
_ Esteja presente em festas e apresentações escolares.
_ Confie na escola ou troque seu filho de colégio.
_ Seja parceira do professor. Caso seu filho esteja com dificuldades de aprendizagem, pergunte ao professor como você pode ajudar.
Dê apoio nos novos desafios
_ O 6º ano representa um momento de desafios e novidades: um professor por disciplina, novas matérias, conteúdos mais complexos e aprofundados. organização do estudo mais independente, com menor supervisão do professor. Além disso, coincide com a entrada na adolescência.
_ Se seu filho está mudando de escola, visite com ele o novo local no começo das aulas. Promova uma adaptação gradual à nova rotina. Se ele tiver de ir sozinho à escola, vá junto nos primeiros dias.
_ Ensine seu filho a separar corretamente o material para as aulas do dia e a deixar a mochila pronta com antecedência, evitando correria e esquecimentos.
_ Converse sobre o que ele achou dos novos professores e mostre que é possível lidar com os diferentes perfis, do mesmo jeito como ele lida com amigos distintos.
_ Ajude-o, especialmente no começo, na organização do tempo dedicado às tarefas e trabalhos solicitados.
_ Mudanças bruscas no humor, comportamento e até estilo são comuns ao entrar na adolescência. Nesta fase, é essencial criar um ambiente de respeito mútuo e espaço para o diálogo.
EXERCÍCIO
No Ensino Fundamental, o 6º ano apresenta as maiores taxas de reprovação e de abandono (em %):
Taxa de reprovação
1º ano: 2,6
2º ano: 9,2
3º ano: 12,1
4º ano: 8,2
5º ano: 8,2
6º ano: 15,2
7º ano: 13,1
8º ano: 10,8
9º ano: 10,4
Taxa de abandono
1º ano: 1,6
2º ano: 1,9
3º ano: 1,7
4º ano: 1,8
5º ano: 2
6º ano: 5,1
7º ano: 4,5
8º ano: 4,5
9º ano: 4,6
Fonte: Censo Escolar 2010
TEMA DE CASA
Para Kadu Palhano, coordenador do Educar para Crescer, a atitude mais importante que os pais devem diante dos desafios do 6º ano é informar as crianças e prepará-las para o novo ciclo.
_ O ideal é que esse rito de passagem seja promovido no último ano do Ensino Fundamental 1. A criança e seus pais devem saber antecipadamente quais serão as diferenças na rotina escolar. Desde o novo espaço físico até a nova divisão de aulas, desde a maior autonomia até o sistema de avaliação. Quanto maior for a informação, melhor será a adaptação do aluno.
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