A Educação Precisa de Respostas | 26/09/2012 17h57min
A escola estadual Simão José Hess, no Bairro Trindade, em Florianópolis será a primeira unidade a receber a ação da campanha A Educação Precisa de Respostas, do Grupo RBS, que vai promover uma série de atividades com alunos e professores.
O evento será nesta quinta-feira e terá a participação de 80 voluntários, entre eles jornalistas, repórteres, e editores dos veículos de comunicação.
Os rapazes do programa Pretinho Básico, da Rádio Atlântida, também estarão presentes. Eles ensinarão os estudantes a criar comerciais e apresentar programas de rádio.
Chamada de A Educação Precisa de Respostas na Escola, ação realizada em parceria com a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, pretende valorizar o ambiente escolar, os professores, os alunos e os gestores de educação. Além de colaboradores do Grupo RBS, parceiros também participarão das oficinas, que serão feitas com mais de mil alunos dos ensinos fundamental e médio.
— Acreditamos que a escola é o grande ambiente da educação, onde estão as respostas decisivas para a qualidade do aprendizado de crianças e jovens. A nossa campanha tem de estar dentro da escola, valorizando as respostas que já existem e incentivando a busca de novas soluções — explica Lúcia Ritzel, gerente executiva da Fundação.
Nas oficinas, os estudantes irão viver um pouco o dia-a-dia das redações de TV e jornal impresso. Jornalistas, fotógrafos e diagramadores do Diário Catarinense orientarão estudantes na produção de um jornal de oito páginas, que será encartado no DC, no próximo sábado. O caderno terá tiragem extra de mais 15 mil exemplares, distribuídos nas escolas participantes do Programa Jornal e Educação do DC.
Os alunos terão também a oportunidade de produzir um telejornal com a equipe da RBS TV. A oficina "Meu livro preferido" promoverá um bate-papo entre alunos, professores e um comunicador da RBS sobre livros.
Outras atividades marcam o dia
Estão programadas também oficinas de dança, fotografia documental, fisioterapia na escola, história em quadrinhos, redes sociais, fanzine, contos, elaboração de currículo e entrevista de trabalho. Para os docentes, o coordenador do pré-vestibular da UFSC, Otávio Auler, e sua equipe, farão um treinamento para trabalhar a atualização dos professores.
A ação inaugural em Florianópolis conta com a parceira da Universidade do Vale do Itajaí, Universidade Estácio de Sá, Associação dos Contadores de Histórias de Florianópolis, Casan e o professor Otávio Auler e sua equipe.
As mobilizações serão feitas também em outras escolas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
A ação
O quê: "A Educação Precisa de Respostas na Escola"
Onde: E.E.B. Simão José Hess, na Av. Madre Benvenuta, 463, Trindade.
Quando: quinta-feira, 27 setemebro
Horário: 9h às 12h e 14h às 17h
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.