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A Educação Precisa de Respostas  | 12/09/2012 22h33min

Um dia de aula no sítio para preservar a natureza

Alunos de Governador Celso Ramos conhecem a realidade local e questões sobre o meio ambiente

Júlia Antunes Lorenço  |  julia.antunes@diario.com.br

Em uma tarde de agosto, estudantes de terceiro e quinto ano da escola municipal Abel Capella, de Governador Celso Ramos, param na entrada de um sítio. Entre palmeiras e plantação de cana de açúcar vai começar mais uma aula de educação ambiental.

Na pauta do dia, a visita ao sítio do Seu Vava, na região de Areia de Baixo — um ambiente bem diferente do que a maioria, que tem mais ligação com o litoral e a pesca, está acostumada. Saber o que são produtos orgânicos, de onde vem o palmito, se deparar com bois soltos, brincar com coelhos e conhecer a nascente de um rio fizeram parte da aula. O roteiro foi guiado por Orivaldo Alexandre Severino, Seu Vava, que todo ano recebe estudantes. Ao final, um café com mandioca plantada na propriedade.

A tarde fez parte das aulas do projeto de educação ambiental Conhecer Para Preservar, da Secretaria de Educação do município. Uma vez por semana, os 2 mil alunos dos 15 colégios da rede — entre escolas e centros infantis — têm aula de educação ambiental. O programa existe há sete anos e tem formado crianças preocupadas com o meio ambiente. A secretária de Educação, Azenir Neia Porto Soares, diz que dar continuidade ao projeto foi uma decisão acertada e espera que ele permaneça nos próximos anos. A bióloga e coordenadora do projeto Cristina Sant'Anna fala que apesar de viverem numa cidade repleta de natureza, os estudantes são afastados das questões ambientais. A ideia é resgatar este contato. As aulas são dadas por seis professores da rede municipal, que recebem treinamento toda quinta-feira de Cristina.

— Eu não tenho essa noção de pedagogia e as professoras não sabem mais a fundo os conceitos de meio ambiente. É uma troca muito boa. — explica a bióloga.

Para ela, experiência mostra que sem muitos recursos e boa vontade, é possível fazer um trabalho para atrair a atenção dos estudantes. Mesmo os assuntos complexos, como legislação ambiental, começam a ser trabalhados na educação infantil e vão até o quinto ano do fundamental. O desafio é repassar o conteúdo da maneira mais didática possível. Teatro, jogos, vídeos e passeios fazem parte das aulas.

O entusiasmo dos estudantes pode ser visto quando a professora de educação ambiental pisa em sala se aula:

— Eles fazem a maior festa. Ficam gritando "meio ambiente! meio ambiente" — relata a professora Carolina de Amorim Miranda.

Alvarélio Kurossu / Agencia RBS

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Foto:  Alvarélio Kurossu  /  Agencia RBS


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